Caps Vida realiza semana comemorativa
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida vai realizar, entre os dias 04 e 08 de abril, uma semana de eventos para comemorar seus 13 anos de funcionamento. As atividades serão realizadas tanto na própria unidade quanto em espaços externos, integrando os usuários e seus familiares, os trabalhadores do Caps e a comunidade, e também […]
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida vai realizar, entre os dias 04 e 08 de abril, uma semana de eventos para comemorar seus 13 anos de funcionamento. As atividades serão realizadas tanto na própria unidade quanto em espaços externos, integrando os usuários e seus familiares, os trabalhadores do Caps e a comunidade, e também vão enfatizar a importância da luta antimanicomial.
Durante todos os dias da semana, os trabalhos dos usuários serão expostos para apreciação dos visitantes. Para os dias 04 e 06 de abril, está previsto um grupo de convivência a partir da musicoterapia. Na quarta-feira, dia 06, serão realizadas atividades de resgate histórico da unidade, com a exposição de um mural de fotos com momentos importantes para o Caps Vida.
Segundo a educadora física da unidade, Alvina de Bastos, que é uma das organizadoras dos eventos, as atividades externas vão contemplar integração entre usuários e trabalhadores e busca de melhorias para o próprio Caps. “Na terça-feira, dia 05, nós vamos realizar um piquenique no Parque Areião com atividades práticas juntamente com os trabalhadores do Caps”, afirma. A educadora completa que será realizado, na quinta-feira, 07, um ato político em busca de uma sede própria para o Caps Vida.
Caps Vida
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vida começou a funcionar no dia 05 de abril de 2003 como uma unidade especializada em atendimentos a usuários adultos com transtornos mentais moderados a severos. A maior parte do atendimento da unidade é a usuários que moram nas regiões Sul, Sudeste e Central de Goiânia.
Assim como as outras unidades de atenção psicossocial, o Caps Vida busca, além de proporcionar atendimento médico adequado aos usuários, a ressocialização deles. Para que isso ocorra de maneira humanizada, a unidade conta com equipe multiprofissional que atende aos usuários em suas necessidades como psiquiatria, assistência social, musicoterapia, educação física, entre outros. O Caps Vida também realiza esporadicamente eventos e exposições para enaltecer os trabalhos feitos pelos usuários na unidade.