O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 31 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
IMPEACHMENT

Dilma não está acima da lei por votação, afirma Jovair

Deputado disse que o governo petista mascarou as finanças do país, colocando a economia em xeque

Postado em 19 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Relator do impeachment
Ele é acusado de usar um servidor da Conab em campanha eleitoral de 2014

Sara Queiroz

“Ela teve 54 milhões de votos, mas isso não dá a ela o direito de ser acima da lei. A lei é pra todos”. Foi assim que o deputado federal Jovair Arantes (PTB), relator do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT), justificou seu relatório e seu voto na Câmara dos Deputados. O petebista, que teve destaque nacional após apontar em seu parecer a existência de crimes de responsabilidade, concedeu entrevista coletiva para jornalistas em seu escritório político, em Goiânia, um dia após o processo de impedimento da petista conseguir aprovação na Câmara. Ele justificou os pontos de seu relatório, em que apontou os crimes de responsabilidade da presidente e agradeceu os votos favoráveis ao relatório dos deputados federais, principalmente dos goianos.

Mais tranquilo do que estava no final de março, logo após iniciar os trabalhos como relator da Comissão de impeachment, quando também concedeu entrevista, Jovair Arantes afirmou que o resultado da votação na Câmara foi “absolutamente satisfatório para a população brasileira”. Ele considerou que a parte mais difícil do trabalho foi relatar um processo centrado nos princípios da legalidade, da técnica legislativa e sob o rito imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Jovair argumentou que Dilma cometeu crime de responsabilidade após fazer decretos legislativos sem obedecer à aprovação de orçamento do Congresso, além de pegar dinheiro de bancos oficiais da União para reparar dificuldades financeiras. De acordo com o deputado, se essas acusações não fossem o suficiente para acusar a presidente, “então deveríamos esperar acabar com todo Brasil”.

O petebista, que era aliado do Palácio do Planalto até o início do ano, acredita que Dilma está sendo penalizada porque “a Constituição Federal prevê que ninguém está acima da lei”, e teceu várias críticas aos petistas que, segundo ele, tentam desmoralizar o processo relatado. “Não existe golpe, existe crime. Ela cometeu o crime, e eles têm o direito de espernear, pois chegaram com seus companheiros e se apossaram de formaq muito trágica do governo brasileiro”. Ele completou: “ela usou o governo para fazer propaganda enganosa, em 2014, mascarar as finanças brasileiras, colocando o país e a economia em xeque”.

Questionado sobre a reação negativa do mercado após a votação do último domingo, com o dólar subindo e a Bolsa de Valores em queda, no Brasil, Jovair sustentou que a economia está “em frangalhos”. Para ele, o governo petista acabou com a capacidade produtiva do Brasil em sua totalidade, e que o setor econômico ainda vai demorar a reagir. 

Temer

Ao falar sobre um eventual governo Temer, o deputado disse que os brasileiros devem acreditar em mudança. “Não se deve pensar que ninguém serve”.  

Veja também