Aeroporto será inaugurado por Dilma, diz Paulo Garcia
Caso a visita seja confirmada, será uma das últimas que a presidente fará antes da votação do processo de impeachment no Senador
Sara Queiroz
Oprefeito Paulo Garcia (PT) disse ontem que a presidente Dilma Rousseff (PT) virá a Goiânia, nos próximos dias, para a inauguração do novo terminal aeroportuário da capital. A expectativa é que a visita ocorra na segunda-feira (09). O evento pode ser um dos últimos que a petista participará com presidente da República, já que o processo de impeachment será votado no Senado no dia 11 de maio, e o placar indica situação desfavorável a ela. Paulo Garcia preferiu desconversar sobre o assunto e disse que visita e inauguração da obra já foram acertadas também com o governador Marconi Perillo (PSDB).
O prefeito anunciou a agenda da presidente na capital em coletiva à imprensa que tratava sobre o revezamento da tocha olímpica na capital, que ocorre amanhã. Mais tarde, ele visitou as obras do novo terminal do aeroporto Santa Genoveva, junto com ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil do Brasil, Carlos Gaba, e representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), onde ficou acertada a visita de Dilma.
A votação do relatório do impeachment no plenário do Senado será realizada dois dias depois da provável visita da petista em Goiânia. Ao que tudo indica, o relator do processo, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), deve afirmar que a presidente cometeu crime de responsabilidade. O governo federal não deve conseguir a maioria dos votos simples na Casa, e a oposição já dá como certa a suspensão temporária do cargo de Dilma Rousseff.
Questionado, na coletiva, sobre a data da agenda de Dilma em Goiânia, Paulo Garcia, que até então não havia se encontrado com Gaba e, portanto não tinha uma data definida. Disse que apenas que ela estaria na capital nos próximos dias “no exercício de seu cargo”. De acordo com a Infraero, o novo terminal só vai começar a funcionar no dia 21 de maio, o que reforça suspeitas que Dilma possa ter antecipado a agenda para poder vir à inauguração ainda no exercício do cargo.
Representação
Por conta de desobediência de um acordo firmado com o Ministério Público, em relação à iluminação da capital, uma representação foi protocolada no órgão, solicitando que a mesma fosse apreciada em plenário, diante do entendimento de improbidade de Paulo Garcia.
No entanto, tudo indica que o petista conseguiu contornar a situação rapidamente, já que a representação contra ele, de iniciativa do promotor de Justiça Fernando Krebs, deve ser arquivada na Câmara de vereadores nos próximos dias.
O pedido contra ele dizia respeito aos problemas de iluminação pública em Goiânia e ao não cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em relação ao mesmo assunto. Como mostrado pelo O HOJE, na terça-feira, depois de várias reuniões com o promotor, representantes da prefeitura apresentaram novo cronograma de troca das lâmpadas queimadas.