O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Cidades

Prazo para regularizar o título eleitoral é até hoje

Pagamentos de multas por falta de justificativa, segunda via devido a perda terão prazo até dia 22 de setembro

Postado em 4 de maio de 2016 por Sheyla Sousa
Prazo para regularizar o título eleitoral é até hoje
Pagamentos de multas por falta de justificativa

Elder Dorneles

Das 7h até as 16h20 de ontem, 1.117 pessoas foram ao Fórum Eleitoral de Goiânia para regularizar o título eleitoral. A lotação gerou filas enormes na porta.  Todo o transtorno é devido a uma mania brasileira, resolver as coisas na última hora. Até as 16h20 foram atendidas 930 pessoas. O limite serve para reativar o título cancelado, fazer a primeira via e transferência. Serve também para o eleitor deficiente ou com mobilidade reduzida, solicitar uma sessão eleitoral especial. O prazo termina hoje, às 18h. Quem não regularizar não poderá votar na próxima eleição.

Dezembro de 2015

A coordenadora de cartório, Erivane Fermanian de Menezes informa que o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TER-GO) desde dezembro do ano passado, avisa sobre a regularização. “Pedimos para não deixarem para a última hora. Por causa da demanda, tivemos que aumentar o horário de atendimento em uma hora a mais”, explica.  Regularizações pendentes como pagamentos de multas por falta de justificativa, segunda via devido a perda terão o prazo até dia 22 de setembro. Pessoas que precisam tirar novamente o título, porém, moram fora do domicílio eleitoral, tem até o dia 3 de agosto para fazer a solicitação. 

Márcio Antônio Duarte, chefe da Sessão de Cadastro Eleitoral, conta que no estado, 575.745 mil eleitores estão, por algum motivo, irregulares. Com os títulos cancelados são 545.349. As causas vão desde impedimento de voto a cancelamento por decisão judicial. Mais de trinta mil eleitores foram suspensos. Os problemas mais comuns são devido ao serviço militar ou à condenação criminal. 

Erivane acredita que todos os eleitores serão atendidos no prazo. “A biometria foi feita em 98 cidades, fora os que já fizeram-na e isso nos deu tempo. A maior parte já compareceu ao cartório e está legal”, relata. Para cidadão saber como está sua situação diante ao TRE-GO, o mesmo deve acessar o cadastro eleitoral e fazer a consulta no http://www.tse.jus.br/legislacao/cadastro-eleitoral-titulo-de-eleitor. A multa para a falta de justificativa de voto é de R$ 3,50. 

Lentidão 

Enrique Daniel Marques da Silva, 17, chegou ao fórum às 11h30 e só conseguiu ser atendido às 16h35. O estudante foi tirar a primeira via do documento. “Esperei cinco horas para solicitar meu primeiro título. Vim para realizar a matrícula da faculdade”, conta. O rapaz crê o andamento muito demorado. Ele tentou outros lugares como os Vapt Vupt dos Shoppings Banana e Araguaia, entretanto, por razão da lotação não foi atendido. Henrique também foi ao Camelódromo da Praça A, mas não teve sucesso. Depois de atendido, sentiu-se aliviado.

Já o vendedor, Jailson de Moraes, 22, relata que chegou às 13 horas, e até as 16h não tinha sido atendido. O jovem descobriu que seu título foi cancelado, então teve que enfrentar longo tempo no sol. “Foi cancelado, porque eu não fiz o recadastramento biométrico”. Ele, que veio do Maranhão, também queixou-se da demora. Jailson também foi a outras agências do Vapt Vupt, mas como Enrique, não conseguiu atendimento. 

Vitor Soares Machado, 16, foi ao Fórum Eleitoral de Goiânia para fazer a transferência, ele que veio de Palmas no Tocantins, chegou às 13h e como Jailson, ainda não tinha sido atendido. “Logo que cheguei o sol estava muito quente. Foi a parte mais difícil, das três horas que estou aqui”, desabafa. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também