segunda-feira, 21 de setembro de 2026
TURNÊ

‘Hescuta’, projeto de Francisco Rider (AM), está em Goiânia

Depois do sucesso obtido em Manaus e Brasília, o artista manauara Francisco Rider passa por Goiânia com a turnê Hescuta, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 – composto por performance, oficina e diálogo –, sobre o processo de construção da obra do público com o diretor da obra cênica.  As oficinas […]

Sheyla Sousapor em
‘Hescuta’

Depois do sucesso obtido em Manaus e Brasília, o artista manauara Francisco Rider passa por Goiânia com a turnê Hescuta, projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 – composto por performance, oficina e diálogo –, sobre o processo de construção da obra do público com o diretor da obra cênica. 

As oficinas foram realizadas nos dias 10 e 11 de maio, e as apresentações ocorrerão até sexta-feira (13), às 19h, no Martim Cererê. Toda a programação é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecência do espetáculo. Depois de Goiânia, Rider seguirá para Palmas. 

Vestido com um traje feito de canecas de louça, um homem provoca ruídos e chama a atenção a cada movimento. Hescuta é uma criação coreográfica que vem sendo apresentada desde 2014 – com aproximadamente 40 minutos.

Os deslocamentos do artista, no espaço cênico, criam paisagens sonoras, em um jogo entre som e silêncio, assim, propondo a seguinte reflexão: Quando o corpo escuta? Quando o corpo fala? Quando o corpo faz silêncio? A performance usa como elementos apenas o corpo do artista, seus movimentos e as canecas. “Ouvir é uma ferramenta que todos possuem, mas escutar é prestar atenção. E hoje a gente não escuta o que o outro fala. No cotidiano, damos mais valor ao visual, ao físico”, diz o artista. 

Francisco Rider espera, com essa circulação nacional, expor o trabalho cênico performático dele, criar rede de compartilhamento, conhecer a comunidade artística local e, é claro, criar um ambiente criativo colaborativo nas cidades visitadas. Para o artista, a circulação é fruto do Prêmio Funarte Klauss Vianna de dança 2014. 

“Será importante pelo fato de um trabalho de Manaus sair da cidade, por está localizado em uma região de difícil saída, pelo fator transporte e alto custo. É bom frisar que, em Manaus, há sim uma produção de dança e arte contemporânea, apesar do Sul e Sudeste do Brasil insistir num pensamento excludente, como se somente nessas regiões houvesse uma produção artística contemporânea e a produção de conhecimento. Isso é uma falácia, pois há uma produção local e saberes que não os conhecidos pelo saber hegemônico brasileiro”, finaliza Rider. 

SERVIÇO

Projeto de Circulação ‘Hescuta’, com Francisco Rider (AM)

Quando: Até 13 de maio (sexta-feira) 

Onde: Centro Cultural Martim Cererê (Viela 94, Setor Sul – Goiânia)

Horário: 19h

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada gratuita (Retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo) 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Inep alerta para uso de “repertório de bolso” no Enem 2026

Enem 2026

Inep alerta para uso de “repertório de bolso” no Enem 2026

Cartilha reforça que referências devem sustentar a argumentação e ter relação com o tema
Rick

Urgente

Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina

Cantor da dupla Rick & Renner e empresário Bruno Avelar estão entre os ocupantes; equipes da FAB e...
trabalho

Endividamento

Nem todo trabalho paga as contas; pesquisa mostra que 82% das famílias têm alguma dívida

Entre salários apertados, jornadas exaustivas e dívidas acumuladas, trabalhar nem sempre é sufici...
crianças

COMPORTAMENTO E INFÂNCIA

Por que crianças deixam de criar e o que os adultos podem fazer para mudar isso

Psicanalista explica que o medo de errar pode sufocar a imaginação infantil antes mesmo que a cria...
horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (21/09): veja as previsões para o seu signo

Segunda-feira favorece decisões práticas, planejamento e conversas importantes; veja o que os astr...
olhos

SAÚDE E TECNOLOGIA

Uso prolongado de telas preocupa oftalmologistas; entenda o que a exposição faz com os olhos

Exposição contínua pode provocar cansaço visual e desconforto; entre os mais jovens, hábito tam...
Guardiões da Arte

MÚSICA E MEIO AMBIENTE

Pirenópolis recebe nova edição do Guardiões da Arte; veja a programação

Programação reúne música, homenagem a Fridinho Borges e iniciativas de educação ambiental
fome

SAÚDE E COMPORTAMENTO

Que fome é essa? Médico explica quando a comida vira resposta emocional e não necessidade

Ansiedade, cansaço e solidão podem transformar o prazer da comida em resposta automática ao desco...