Marconi destaca diretrizes do novo ministro da Cultura
Governador participou ontem da posse de Marcelo Calero, em Brasília, e disse ter ficado admirado com discurso de Marcelo Calero
Da redação
Único governador presente na posse do novo ministro da Cultura (MinC), Marcelo Calero, Marconi Perillo destacou, em entrevista à imprensa, seu comprometimento com a área cultural em Goiás e seu trabalho de defesa e valorização do setor no Estado. A solenidade de posse ocorreu na tarde de hoje no Palácio do Planalto, em Brasília.
“Eu sempre demonstrei apreço, respeito e sempre procurei dar total apoio à Cultura em Goiás durante os meus quatro mandatos. Acho que o presidente Temer fez uma excelente escolha e eu tenho certeza que o (novo) ministro terá uma ótima interlocução com os governadores, com os prefeitos e com todos os segmentos da cultura nacional”, declarou Marconi.
O governador disse ter se admirado com o discurso de Marcelo Calero e com as diretrizes apontadas para a gestão cultural: “Eu gostei muito de ouvir o ministro, que já tem boa experiência como secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro. Ele demonstrou que tem apreço, conhece profundamente o setor, se identifica com a Cultura, com a diversidade cultural brasileira e, mais do que nunca, demonstrou capacidade para dialogar com segmentos produtores, difusores, criadores culturais do nosso país”.
Muito aplaudido, o ministro Calero destacou em discurso os eixos que determinarão seu comando à frente do MinC. “O partido da Cultura é a Cultura. Não há qualquer outro. Vamos construir um caminho de verdade, competência e transparência. O que buscamos é que a cultura seja compreendida como eixo estratégico para desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
O presidente da República, Michel Temer, afiançou comprometimento com o setor cultural e enalteceu a trajetória do novo ministro empossado. “Quando eu dou posse a Marcelo Calero, estou homenageando a cultura brasileira. Tenho este momento como importantíssimo do nosso Governo e estou felicíssimo com as palavras do ministro e com os caminhos que serão trilhados neste governo”, declarou.
Temer aproveitou a ocasião para anunciar que a nova gestão do Governo Federal vai quitar o débito existente na pasta da Cultura, que chega a R$ 200 milhões. Segundo o anúncio, a dívida será paga em parcelas, ainda neste ano. “Ao quitar este débito, vamos estabelecer critério administrativo e enaltecer o setor cultural”, pontuou.
Diplomata
Marcelo Calero era secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e estava no cargo desde o ano passado. Ele tem 33 anos e ingressou na carreira diplomática em 2007. Em 2013, foi cedido à prefeitura do Rio para trabalhar na gestão do prefeito Eduardo Paes. No município, Calero comandou as comemorações dos 450 anos da capital fluminense.