Oficina ensina confecção de ecobags sustentáveis
Idtech e
movimento Nós Podemos Goiás promovem atividade em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e movimento Nós Podemos Goiás promovem hoje, oficina de confecção de ecobagTs (bolsas ecológicas) com lonas de vinil reaproveitadas de banners e faixas. A atividade será aberta à comunidade em geral, que terá acesso a todo o material gratuitamente.
A ação acontece no Parque Lago das Rosas a partir das 9 horas, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. O evento contará ainda com o Projeto Transformando o Lixo em Lucro, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), quando serão mostradas outras alternativas para o uso de materiais recicláveis, valorizando o artesanato e a economia criativa.
Organização social gestora do Hospital Alberto Rassi – HGG e outros projetos, o Idtech armazenou dezenas de lonas utilizadas nos eventos de promoção à saúde para promover a oficina. De acordo com a gerente de Serviço Social do Instituto, Sandra Co sta, a ação tem como objetivo promover uma atividade que possa gerar renda para os participantes e ainda, evitar que o material nocivo ao meio ambiente seja descartado no aterro sanitário. “Esta é a segunda vez que promovemos a oficina e esperamos ser um sucesso novamente”, disse.
Impacto ambiental
Os banners, faixas e fachadas utilizadas para divulgação são geralmente impressas em vinil (cloreto de polivinila). Este material é um polímero que possui em sua composição mais de um componente. De forma resumida, pode-se dizer que é formado de cloro (extraído do cloreto de sódio) e etileno (derivado do petróleo, um recurso não-renovável). Essa mistura faz do vinil um composto multimaterial, o que dificulta e prolonga a decomposição, assim como a reciclagem.
Dotados de um ciclo de vida curto, principalmente se comparado ao tempo de constituição de sua matéria prima e de sua decomposição, os banners e outdoors são descartados precocemente, causando grande impacto no meio ambiente e a reutilização como matéria-prima para novos produtos é uma maneira de prolongar a vida útil e contribuir para a saúde ambiental.
Nós Podemos
O Movimento Nacional ODS Nós Podemos é um movimento de voluntários apartidário, ecumênico e plural, coordenado em Goiás pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Nacionalmente, o movimento foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até o ano de 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Encerrada a etapa dos ODM, em 2016 teve início a Agenda 2030, que tem como eixo central a entrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)