Goiás agora é zona livre de Peste Suína
A Organização Mundial de Saúde concedeu o certificado de zona livre de Peste Suína Clássica ao Estado
O secretário de Desenvolvimento Thiago Peixoto, representando o governador Marconi Perillo, (Agrodefesa), a Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), o certificado internacional de zona livre de Peste Suína Clássica (PSC), conquistado por Goiás há menos de um mês e concedido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
“Este certificado significa a conquista da credibilidade perante os países quanto à ausência de doença no nosso Estado e resultará em ganho de novos mercados importantes da carne e seus produtos”, pontuou o secretário.
Durante o encontro, que ocorreu no Palácio das Esmeraldas, Thiago lembrou ainda que Goiás já fazia parte da zona livre de Peste Suína Clássica nacionalmente, com reconhecimento pelo Ministério da Agricultura. “Desde 2013, a Agrodefesa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, tem trabalhado para garantir este status sanitário para o Estado e mantém diversas ações de vigilância ativa e passiva em todos os locais onde existam porcos ou javalis”, explicou.
Exportação
Thiago destacou ainda que Goiás exporta hoje carne suína para 110 países eexporta 10% de toda a carne suína produzida no país, ocupando o quarto lugar no ranking nacional. O principal destino da carne suína goiana é a Rússia e Hong Kong. “Em 2015, foram quase 52 mil toneladas de produtos da suinocultura exportados, totalizando 122,3 milhões de dólares. Goiás tem o 5º maior rebanho e 6ª maior produção nacional”, detalhou.