O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Assembleia

Marconi cita Vitti como novo presidente Assembleia

Governador comentou sobre a eleição do deputado em evento de inauguração em Palmeiras de Goiás

Postado em 30 de junho de 2016 por Sheyla Sousa
Marconi cita Vitti como novo presidente Assembleia
Governador comentou sobre a eleição do deputado em evento de inauguração em Palmeiras de Goiás

Venceslau Pimentel

Ao participar ontem da inauguração da nova sede da Câmara de Vereadores de Palmeiras de Goiás, o governador Marconi Perillo (PSDB) disse que a partir de hoje a cidade vai passar a ter, ao mesmo tempo, ele, como chefe do Executivo estadual, e o deputado José Vitti (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa.

A eleição da nova mesa diretora, marcada para hoje, a partir das 15 horas, contará com apenas uma chapa, encabeçada por Vitti, após acordo entre Marconi e a sua base de apoio da Assembleia, e também com a oposição, que terá duas vagas garantidas.

“Amanhã (hoje), Palmeiras poderá estar se transformando na primeira cidade goiana e uma das primeiras do Brasil a ter dois chefes de poderes: o governador do Estado e o presidente da Assembleia Legislativa”, referindo-se à eleição quase certa do deputado José Vitti, que mora em Palmeiras.

Vitti disse que a composição da chapa foi definida junto aos demais partidos, respeitando a proporcionalidade. “Eu também não poderia deixar de chamar para a Mesa alguns parlamentares que estiveram desde o início, dando sustentação à minha candidatura, fazendo com que ela chegue à condição vitoriosa”, afirmou.  

Pelo acordo, a composição da nova mesa diretora terá como presidente José Vitti; 1º vice-presidente Mané de Oliveira (PSDB); 2º vice-presidente, Henrique Arantes (PTB);1º secretário: (Ainda indefinido); 2º secretário, Bruno Peixoto (PMDB);3º secretário, Lincoln Tejota (PSD); e 4º secretário: Humberto Aidar (PT).

A nova sede da Câmara de Vereadores de Palmeiras de Goiá, que recebeu o nome de sua mãe, Maria Pires Perillo, falecida em 18 de julho de 2012.

A solenidade aconteceu em uma tenda armada na porta principal da nova sede do Legislativo municipal. O governador se fazia acompanhar de inúmeros parentes, dentre irmãos, tios e primos. Na chegada foi recepcionado por um grupo de muladeiros que compõe a comitiva Manoel Pires de Moraes, bisavô do governador e inspirador da tradicional romaria da família de dona Maria Pires Perillo entre Acreúna e Trindade.

Manoel Pires de Moraes foi o idealizador da romaria, a qual comandou até 1943, ano de sua morte. Neste ano de 2016 um grupo de netos, bisnetos e trinetos de Manoel de Moraes retomou a tradição. O objetivo é cobrir os 200 quilômetros que separam a fazenda da família em Acreúna até Trindade, com carros de bois e cavalos.

Dois dos carros de bois levarão alimentos a serem distribuídos a entidades assistenciais de Trindade. O chefe da comitiva é Demoril Júnior, bisneto de Manoel Moraes.

O governador declarou-se emocionado com as inúmeras homenagens que Goiás tem prestado a sua mãe. Desde o seu falecimento, há quatro anos, Maria Pires Perillo já foi homenageada emprestando o nome a centros culturais, parques, conjuntos habitacionais, hospitais, creches, escolas e agora à Câmara Municipal de Palmeiras.

Redigido de próprio punho, um resumido texto que aborda a trajetória da mãe foi lido pelo governador. Em alguns momentos com a voz embargada pela emoção, Marconi enalteceu os principais valores de dona Maria – bondade, caridade, amor à família, retidão de caráter e honestidade.

Não deixou de citar o desejo e cobrança constante da mãe para que um dia tivesse um diploma universitário. “Mesmo depois de já ter sido eleito governador por três vezes, ela me cobrava – troco todos esses seus diplomas de governador por um de doutor”. E completou em meio a muitos aplausos: “E eu tive a felicidade de um dia poder ter-lhe entregue o meu diploma de bacharel em Direito”.

A nova Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás foi erguida com recursos próprios do legislativo ao custo de R$ 1,7 milhão. Em móveis e equipamentos foram investidos outros R$ 250 mil. Está localizada em área construída de mil metros quadrados e outros mil metros quadrados de jardins e estacionamento.

Além do prefeito Alberane Marques e do presidente da Câmara, Ailton Fernando da Silva, acompanharam o governador na solenidade, o deputado federal Roberto Balestra, prefeitos, vereadores e várias lideranças regionais. 

Veja também