O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Cidades

Cooperativa reforma banheiros da Creche Maria de Nazaré

Instituição que atende crianças carentes estava na mira da Vigilância Sanitária, após ter chuveiros e torneiras furtados

Postado em 2 de julho de 2016 por Sheyla Sousa
Cooperativa reforma banheiros da Creche Maria de Nazaré
Instituição que atende crianças carentes estava na mira da Vigilância Sanitária

Mais de 100 pessoas atendidas pela Creche Maria de Nazaré, em Aparecida de Goiânia, já podem se sentir mais aliviados com o funcionamento da instituição. Na mira da Vigilância Sanitária, há cerca de dois meses, a entidade estava na iminência de fechar as portas, devido às precárias condições dos banheiros.

Não bastassem as constantes dificuldades econômicas para a manutenção, a creche ainda havia sido invadida por ladrões e teve as torneiras e chuveiros furtados. Mas a história mudou de rumo, após a ajuda da cooperativa Sicoob Unicentro Brasileira, que assumiu a reforma das instalações.

As obras na creche, iniciadas em abril, foram inauguradas na semana passada, ocasião em que as crianças foram recebidas por voluntários da cooperativa com brinquedos, pula-pula, piscina de bolinhas, cachorro-quente, pipoca e algodão doce. Foram feitas a reestruturação dos banheiros e as adequações na encanação do local.

A iniciativa da Unicentro Brasileira integra o projeto Dia de Cooperar (Dia C) 2016. É um programa de responsabilidade social desenvolvido de forma voluntária por cooperativas de todo o País, ao longo do ano. Em Goiás, é apoiado pelo Sistema OCB/Sescoop-GO, entidade que representa, fomenta e capacita o cooperativismo no Estado.

Antes da reforma, a Unicentro Brasileira já havia colaborado com a creche com doações de cestas básicas e brinquedos. Agora, a cooperativa estuda a possibilidade de desenvolver um projeto continuado junto à instituição, que ainda carece de muitos recursos e de ajuda. A Creche Maria de Nazaré fica no Setor Independência das Mansões e está sob os cuidados da aposentada Deusina Barros Vieira, 63, conhecida como Tia Deusina.

Ela está à frente deste trabalho há mais de 20 anos. Começou reunindo famílias e crianças carentes para atividades nas ruas, com brincadeiras e educação cristã. Em meados da década de 90, conseguiu a doação de um lote da prefeitura e construiu, a partir de arrecadações e muito esforço, a atual estrutura da creche.

Hoje, Tia Deusina e duas voluntárias atendem 30 crianças de 1 a 7 anos durante o dia. Nas noites de sábado, ela ainda realiza reuniões com cerca de 80 moradores da região, que recebem lanche e orientações sobre prevenção a drogas e violência, valorização da criança e valores morais.

“Espero conseguir melhorar as condições da creche e voltar a atender a mesma quantidade de antes. Quero contribuir para melhorar a vida dessas crianças, para que não se envolvam com drogas e violência”, enfatiza Tia Deusina.

Dia C no Zoológico

Hoje, os visitantes do Zoológico de Goiânia poderão entrar no parque doando apenas um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite. Além de contemplar os animais, o público poderá participar de diversas atividades, como massagens terapêuticas, oficinas de bordado, aferição de pressão e glicemia, distribuição de picolé, pipoca, doce de leite e tapioca.

A programação especial faz parte da campanha do Dia de Cooperar (Dia C) 2016, realizada pelas cooperativas goianas e pelo Sistema OCB/Sescoop-GO, com apoio da prefeitura de Goiânia. 

O evento comemora também o Dia Internacional do Cooperativismo, realizado sempre no primeiro sábado de julho. Este é o terceiro ano em que Goiás participa da campanha. No ano passado, as ações de voluntariado beneficiaram mais de 37,5 mil pessoas em 46 municípios goianos.

 

Veja também