Iris se diz estimulado por pesquisa
Peemedebista anuncia que vai definir se disputa ou não mais uma vez a prefeitura de Goiânia nos próximos dias
Sara Queiroz
Oex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), disse ontem que vai decidir sobre sua pré-candidatura a prefeito de Goiânia ainda no mês de julho. Segundo o peemedebista, esse ainda é um momento de reflexão sobre essa questão, especialmente por conta do momento político que vive o país, em que “há mais de três meses não se sabe o que vai acontecer no dia seguinte”. A declaração do ex-prefeito foi feita durante a sua participação no Fórum Goiânia 2020 na manhã de ontem. Outros pré-candidatos já haviam participado do evento em outras edições.
“Eu disse que eu não pensava em me candidatar novamente, desde os resultados das últimas eleições que participei a governador, em 2014, mas com o surgimento do meu nome com relativo destaque nas pesquisas, isso mexeu com a sensibilidade da cidade. Eu estou refletindo, mas não vou deixar passar esse próximo mês de julho sem uma resposta”, afirmou.
Essa é a primeira vez que o peemedebista fala oficialmente sobre o anúncio de pré-candidatura. Em outros momentos, apenas aliados afirmavam, em seu nome, sobre sua possível decisão.
Iris também disse vê que não via necessidade de pressa para se declarar candidato, por conta da nova legislação eleitoral que limita o período de campanha, e também porque diz estar preocupado “com problemas sérios” que o país enfrenta. “Já faz mais de três meses que eu não sei o que vai acontecer e em uma semana em um mês. Não sabemos o que vai acontecer com esse país na área da política, da administração pública”, declarou.
A expectativa sobre a candidatura ou não do ex-prefeito paralisa o PMDB de Goiânia desde o início do ano. Com a decisão adiada a cada mês, existe a possibilidade de ele ser o último pré-candidato a ser oficializado nas convenções partidárias.
Em outro momento, ele disse que percebe mudanças na área política e administrativa do país, e elogiou a atuação do juiz federal Sérgio Moro, que comanda a Operação Lava-Jato, da Procuradoria Federal e também da Polícia Federal, que, segundo ele, “está desnudando a corrupção e o crime nesse país”.
O presidente metropolitano do PMDB e deputado estadual, Bruno Peixoto, confirmou que a convenção do PMDB em Goiânia será realizada provavelmente entre os dias primeiro e cinco de agosto, dependendo das articulações e composições partidárias para a chapa.
A participação de Iris em um evento em que outros pré-candidatos já estiveram, é para Peixoto a “demonstração e valorização de Iris Rezende, mostrando sua competência, o que ele fez.