Cooperativa realiza festa junina
Festa organizada com apoio de associados e colaboradores da Central Sicredi Brasil Central reverte resultado do evento para duas instituições filantrópicas de Goiânia
Interesse pela Comunidade. Este é o sétimo princípio do Cooperativismo e o que moveu os mais de 50 colaboradores da Central Sicredi Brasil Central (BRC) e da Sicredi Centro Oeste GO a organizar uma Festa Junina Solidária e, assim, confraternizar e ajudar o próximo. A ação ganhou ainda mais peso ao ser inscrita no calendário de atividades pelo Dia de Cooperar, um programa de responsabilidade social da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) desenvolvido pelas cooperativas durante todo o ano.
“Inicialmente estávamos focados apenas em integrar e despertar o lado solidário dos colaboradores com a festa junina solidária. Mas ao compartilharmos a ideia com todos os envolvidos, os sócios da Sicredi Centro-Oeste GO, nossa cooperativa em Goiânia, compraram a ideia e nos apoiaram com doações para a realização do evento”, conta Flávia Rocha, assessora de programas sociais da BRC. Com brindes e produtos alimentícios, que deixaram a festa ainda mais farta e gostosa, toda a renda do evento foi doada para a Associação Pestalozzi.
No total foram 532 horas de voluntariado que envolveu os colaboradores das cooperativas e seus familiares. Para a realização do evento, a Central BRC contou com a parceria de um condomínio localizado no Setor Bueno. “Um de nossos colaboradores mora no local e propôs ao síndico a parceria, que quando soube da ação social, aceitou prontamente a parceria”, conta Flávia. As roupas, agasalhos, mantas, cobertores, fraldas geriátricas e uma cadeira de rodas, recebidos como doação serão entregues à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
“Além de congregar com a comunidade, também estamos ajudando instituições que prestam serviços sociais relevantes. Além disso, damos a oportunidade da convivência entre a comunidade e uma instituição financeira com propósitos totalmente diferentes: uma cooperativa que se propõe a levar as pessoas para viver alguns momentos para ajudar outras entidades, sem ter necessariamente a visão de negócio ou lucro”, explica o presidente da BRC, Celso Figueira.
O Dia de Cooperar foi marcado por um evento realizado no dia 2 de Julho – Dia Internacional do Cooperativismo – no Zoológico de Goiânia. Mas, não é só um evento, é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro continuado ao longo do ano pelas cooperativas participantes. Seu propósito vai além da caridade e das doações, pois deve ser uma mostra do compromisso que o cooperativismo tem com a transformação social.
“O Dia C é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o poder que o cooperativismo tem de agir, com viabilidade econômica e também social”, Celso Figueira, presidente da Central BRC. Neste ano, a data passou a colaborar com a nova agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável no mundo. Essa agenda engloba os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos, dentre eles: erradicação da pobreza, educação de qualidade, fome zero, emprego digno e crescimento econômico, cidades sustentáveis, água limpa e saneamento.