O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
EXPOSIÇÃO

HGG recebe exposição de arte contemporânea

Décima temporada do ‘Arte no HGG’ será lançada,
hoje, com a exposição ‘Vozes’, que reúne cerca de 100 obras

Postado em 13 de julho de 2016 por Sheyla Sousa
HGG recebe exposição de arte contemporânea
Décima temporada do ‘Arte no HGG’ será lançada

Marcada por expressões artísticas originais e técnicas inovadoras, a arte contemporânea é, sobretudo, questionadora e polêmica. Com diversidade de inspirações e temáticas, três artistas deste universo moderno apresentam a exposição Vozes, no Hospital Alberto Rassi – HGG. As obras de Chico Santos, Diomar Lustosa e Santana contemplam a décima temporada do projeto de humanização Arte no HGG, que reúne cerca de 100 peças. O vernissage é nesta quarta-feira (13), no Ambulatório de Medicina Avançada  (AMA) da unidade hospitalar, às 19h.

Chico Santos trabalha de forma singular, o que torna as suas obras originais. O artista realiza questionamentos sobre o homem e sua origem, o desgaste da vida urbana, além de retratos e críticas sociais do cenário atual. “Gostei bastante dessa iniciativa e acredito que minhas obras vão contribuir muito para o tratamento dos pacientes do HGG. Além disso, sempre tive como argumento que o artista deve ir até aonde o público está, pois são poucos que têm o hábito de visitarem galerias. É uma proposta diferente e inovadora realizar uma exposição em um ambiente hospitalar”, avalia Chico.

Nas obras de Diomar Lustosa, os personagens do cotidiano, em cenas de forte cunho social e político, são as principais abordagens. Com três décadas dedicas à arte, ele encontrou no desenho e na pintura uma forma de protesto e reflexão sobre as turbulências do mundo atual. “A arte, de forma geral, é bastante construtiva. É a primeira vez que realizo uma mostra num hospital e estou bastante otimista com essa experiência. O projeto é inovador e nós, da classe artística, esperamos que ele cresça cada vez mais. Intitulamos a nossa exposição por Vozes, porque queremos que as pessoas entendam, discutam e reflitam a mensagem que estamos levando”, explica.

Autodidata, Santana tem o dom de retratar os elementos da natureza, com cores e formas geométricas marcantes, que tornam suas obras especiais. Com temáticas que passam pela fauna e pela flora do Cerrado, além de figuras indígenas, suas telas combinam  arte contemporânea e arte primitiva. “Nossos trabalhos exigem dedicação maior de quem observa, pois são mais abstratos. Acredito que tudo que mexe com a mente e com o emocional pode interferir positivamente na vida das pessoas, e a arte tem esse poder. A nossa expectativa é a melhor possível. Queremos levar muita cor para o hospital”, reforça o artista.

Projeto

Iniciativa inovadora do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, seus familiares e colaboradores há dois anos. Além disso, o projeto tem como objetivo a humanização do ambiente hospitalar, portanto a ideia é usar a arte como terapia alternativa para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem tratamento. De forma voluntária, os artistas expõem seus acervos, nos corredores, o que torna o hospital mais alegre, colorido e interessante.

SERVIÇO

Exposição ‘Vozes’, dos artistas Chico Santos, Diomar Lustosa e Santana 

Vernissage: Hoje (13 de julho) – a partir das 19h

Visitação:  De 15 de julho a 30 de setembro – das 8h às 18h

Onde: Hospital Alberto Rassi – HGG (Avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste)

Horário: 19h

Evento e exposição abertos ao público  

Veja também