Saudável sem abrir mão do sabor
Dando continuidade à série com alimentos funcionais,
a quinoa volta a brilhar em uma receita simples, mas saborosa
Júnior Bueno
Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudocereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamen
te ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes. É um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.
Ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos, ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças, como osteoporose e hipertensão, devido às suas quantidades de cálcio.
E, além de saudável, ela pode ser saborosa. As temperaturas de inverno pedem uma refeição quentinha. Então que tal um delicioso creme de mandioquinha com quinoa? A chef Fernanda Rossi, da curitibana Fevitto, preparou um prato fácil, rápido e saboroso. Essa é uma preparação vegana, rica em fibras e nutrientes.