No retorno ás aulas, alunos são beneficiados com salas reformadas em Goiânia
Colégio Estadual Antônio Raimundo Gomes da Frota teve sete salas de aulas restauradas com parceria
Da redação
Foi iniciado o segundo semestre letivo na rede estadual de ensino. A abertura da volta às aulas foi feita no Colégio Estadual Antônio Raimundo Gomes da Frota, em Goiânia, que teve um de seus pavilhões reformados e recebeu da secretaria 300 conjuntos escolares novos. Na ocasião, Raquel ainda lançou um concurso de redação.
O custo total da obra foi de R$100 mil, valor patrocinado espontaneamente pelo médico Hugo Valter Frota Filho, neto de Antônio Raimundo, que dá nome ao colégio, em parceria com empresários goianos. “Nós percebemos a necessidade de a comunidade participar ativamente da transformação da escola. Eu e minhas irmãs estudamos em escolas públicas e temos gratidão pelo que representa a escola pública em Goiás”, ressaltou Hugo Valter Frota.
A reforma de sete salas de aula foi feita durante o mês de julho e contou com a troca de telhados e fiação elétrica, pintura externa e interna, além de outras intervenções. Voltar das férias e encontrar a escola mais bonita agradou alunos, professores e funcionários. “Todos chegaram e foram verificar a mudança na escola. Os alunos ficaram muito felizes e entusiasmados e o corpo docente muito satisfeito”, afirmou a diretora da unidade, Nara Núbia de Souza Guimarães.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, agradeceu essa parceria e apoio e convidou outras famílias que tem integrantes homenageados em escolas estaduais a fazerem o mesmo. “A educação é complexa e precisa de todos. Claro que o Estado não fica isento da sua responsabilidade e por isso estamos trabalhando na melhoria da infraestrutura de muitas unidades, que é um dos insumos que transformam a aprendizagem dos alunos. No segundo semestre o que a gente deseja é avançar e todos os apoios e parcerias são bem-vindos e necessários”, afirmou Raquel Teixeira.
De acordo com Hugo Valter Frota, a expectativa é reformar as outras sete salas de aula, quadra poliesportiva, laboratórios, sala dos professores e cantina em até dois anos. A unidade, fundada em 1973, atende atualmente 350 alunos no período integral e 230 no período noturno.
Além da reforma estrutural, a escola recebeu 300 conjuntos escolares novos, que fazem parte do lote de mais de 26 mil kits entregues no início do mês de julho. Compostos por mesas e cadeiras, os jogos escolares estão sendo encaminhados às instituições de ensino da rede estadual com o objetivo de atender tanto a demanda criada por novas vagas no segundo semestre letivo quanto para renovação do acervo já existente. A aquisição foi feita com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).