Justiça encerra registro de candidaturas
A Justiça Eleitoral encerrou ontem, às 19 horas, o prazo para que partidos e coligações fizessem o registro de candidaturas dos escolhidos para concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Até as 19h, foram registrados no sistema de candidatos do TSE 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros […]
A Justiça Eleitoral encerrou ontem, às 19 horas, o prazo para que partidos e coligações fizessem o registro de candidaturas dos escolhidos para concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Até as 19h, foram registrados no sistema de candidatos do TSE 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros para o cargo de vice-prefeito e de 166.117 para vereador.
O número toral deve ser computado assim que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) atualizarem os dados.
Com o registro, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos. De acordo com os dados parciais, a maioria dos candidatos às eleições municipais de 2016 tem ensino médio completo..