Yoga muda comportamento de crianças
Crianças e jovens da periferia
de Olinda, em Pernambuco – que conhecem a violência de perto – têm contato com meditação
Aura Gabriela, 26 anos, que pratica yoga e meditação desde os 16, percebeu naquela época o poder transformador dos ásanas (posturas de yoga) e de técnicas de meditação que lhe traziam calma e teve a ideia de repassar esse bem-estar aos outros.
Nascia o Inovaí, um projeto que ensina yoga e meditação para crianças e jovens da periferia: “O projeto surge como decorrência de um alto índice de violência crescente ao nosso redor. Passamos a refletir e buscar iniciativas inspiradoras voltadas à Cultura da Paz, algo que tanto falamos, mas pouco vemos na prática” reflete.
Oficialmente, a Inovaí (ONG criada por Aura e Otávio Bastos) realiza atividades com a comunidade V8, na periferia de Olinda, desde 2014, mas foi no ano passado que se oficializou como instituição.
O projeto leva vivências, leituras e brincadeiras para 30 alunos – de 7 a 11 anos – que nunca ouviram falar de yoga, nem de meditação. “Acreditamos que esta seja uma das maneiras efetivas mais eficazes para a diminuição da violência e dos conflitos. A infância é um dos estágios mais importantes para a formação de um adulto consciente e amoroso”, conta Aura.
O caminho para o Inovaí é sempre o lúdico. E os próprios pais admitem que a Yoga provocou nas crianças mudanças no comportamento, melhora no rendimento escolar e maior concentração e calma.