Com morte de Zé Gomes, Zé Antônio assume candidatura
Deputado é escolhido pelo PTB para substituir na chapa majoritária o ex-prefeito, assassinado na quarta-feira, em Itumbiara
O deputado estadual José Antônio da Silva Netto, conhecido como Zé Antônio (PTB), foi escolhido ontem pela direção estadual de seu partido para substituir José Gomes da Rocha, o Zé Gomes – assassinado anteontem – para disputar a prefeitura de Itumbiara nas eleições deste domingo.
A reunião foi coordenada pelo deputado federal e presidente estadual da legenda, Jovair Arantes. O prefeito Chico Bala, também do PTB, chegou a ser ventilado, mas prevaleceu o nome do deputado, pelo desempenho dele na Assembleia Legislativa e também por representa, politicamente, os municípios da região Sul do Estado.
O candidato a vice-prefeito continuará sendo Gugu Nader (PSB), informação também confirmada por Jovair Arantes, que está em Itumbiara desde quarta-feira, para participar da carreata de Zé Gomes. Ele estava no caminhão e por pouco não foi atingido pelos disparos efetuados pelo servidor público do município, Gilberto Ferreira do Amaral, morto por seguranças do vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração penitenciária, José Eliton (PSDB), que estava na carreata e também foi atingido pelos disparos.
Solteiro, Zé Antônio tem 27 anos, e é formado em Gestão Pública e Agronomia. Pertence ao grupo político do ex-prefeito morto. Foi eleito vereador da cidade, em 2008, com a maior votação já registada (2.934 votos).
Por indicação de Zé Gomes, dois anos depois ele foi escolhido como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Chico Bala, vencedora daquele pleito. Chegou a assumir o comando da prefeitura interinamente, em 2013, na ausência do titular. No ano seguinte, elegeu-se deputado estadual com 37.061 votos. Na Assembleia, integra a bancada de apoio ao governador Marconi Perillo (PSDB).
Disputa
Zé Antônio, que é primo de Zé Gomes, encabeçará chapa com 14 partidos. Vai enfrentar nas urnas o também deputado estadual e representante da cidade, Álvaro Guimarães (PR), que aparece com 14,2% das intenções de voto, conforme a última pesquisa Serpes. No mesmo levantamento, Zé Gomes tinha a preferência de 59,4% dos eleitores. Em entrevista, o parlamentar petebista disse que a sua decisão de entrar na disputa seria uma forma de homenagear o aliado assassinado. Da mesmo forma, frisou que os votos que receber nas urnas, serão dedicados a Zé Gomes.
Foto e número do ex-candidato na urna eletrônica
Os eleitores de Itumbiara que tinham intenção de votar em Zé Gomes, se decidirem escolher o substituto dele como candidato a prefeito da cidade – o deputado Zé Antônio – verão na urna eletrônica a foto do ex-prefeito, que foi morto a tiros, anteontem, quando participava de uma carreata.
A substituição de candidato é prevista na Legislação Eleitoral, tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, se for efetivada até 20 dias antes do pleito. A exceção só é prevista se o candidato falecer após esse prazo, como no caso de Rocha.
Se a substituição se der após a geração das tabelas para elaboração da lista de candidatos e preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, o número e, na urna eletrônica, com a fotografia do substituído, computando-se àquele os votos a este atribuídos.
É o que prevê a resolução nº 23.455, de 15 de dezembro de 2015, que dispõe sobre a escola e registro de candidatos nas eleições de 2016.