O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Segundo turno

Segmento empresarial sabatina Iris e Vanderlan

Prefeitáveis foram inquiridos por lideranças do comércio, indústria e serviços acerca de vários temas pertinentes à municipalidade

Postado em 28 de outubro de 2016 por Renato
Prazo para campanha eleitoral do segundo turno termina hoje
Todas atividades de campanha eleitoral devem ser finalizadas às 22h deste sábado (29)

Mardem Costa Jr.
Na reta final da campanha, os possíveis ocupantes do Paço Municipal a partir do ano que vem responderam ontem a questionamentos feitos por várias lideranças do segmento empresarial goiano na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). 

Ao abrir a solenidade, o presidente da entidade, Euclides Barbo Siqueira, agradeceu a presença dos candidatos – Vanderlan Cardoso (PSB) foi o primeiro a ser sabatinado, seguido de Iris Rezende (PMDB) – e pontuou a necessidade do Poder Público criar um ambiente favorável ao desenvolvimento empresarial e investir em políticas de propiciem a geração de empregos. 

“Temos de pensar Goiânia de forma ampliada. Não podemos ser uma cidade dormitório”, criticando a omissão da prefeitura, o que teria permitido que outros municípios da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), tais como Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo viabilizassem unidades fabris, enquanto a capital depende quase que exclusivamente do setor de serviços, um dos mais atingidos pela crise econômica que perdura desde 2015.

 O diálogo do prefeito com o setor empresarial também foi destacado por Barbo. “Queremos que a municipalidade nos escute, nos coloque na mesa de decisão, para discutirmos e tomarmos juntos a melhor decisão para a cidade de Goiânia”, finalizou.

Vanderlan

O socialista chegou com meia hora de atraso ao auditório da Acieg e lembrou, durante sua apresentação, da sua vocação empresarial e de que já foi líder classista – ele foi presidente da Associação Comercial de Senador Canedo. 

Cardoso asseverou seu compromisso de resgatar o comércio destacou propostas para atrair novos investidores para a cidade, firmar parcerias com o Estado e tornar a cidade atrativa a empresas. Ele reafirmou a proposta de implantar polos de desenvolvimento e distritos industriais, o que acredita que colaborará com a empregabilidade e, consequentemente, o desenvolvimento da cidade. "Nossa principal bandeira nesta eleição é a geração de emprego e renda para Goiânia. Só acredito em desenvolvimento quando se leva oportunidade de emprego e qualificação profissional para as pessoas", concluiu

O postulante do PSB também afirmou que investirá na desburocratização dos serviços municipais, firmando parceria com a prefeitura de Campinas – administrada pelo companheiro de partido Jonas Donizetti, cujo caso de sucesso foi enfatizado no decorrer da campanha do empresário.
 
Questionado sobre a mobilidade urbana, o socialista afirmou que, com a implantação das oito regionais administrativas, as pessoas vão trabalhar próximas às suas casas, o que acredita que “vai contribuir bastante para minimizar esse problema".

Iris

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o peemedebista garantiu que, se eleito, vai manter um diálogo constante com o segmento epretende discutir, permanentemente, a geração de empregos em Goiânia. “Vamos trabalhar juntos para trazer o desenvolvimento à nossa capital, criar mecanismos para diminuirmos o desemprego na nossa cidade”, disse. Questionado sobre a polêmica intenção de municipalizar os serviços de saneamento básico goianiense, Iris reafirmou que pretende estudar a medida, que segundo ele, seria mais benéfica à cidade.

Durante a sabatina, Rezende respondeu perguntas de empresários e abordou temas como o transporte coletivo na capital. Ele lembrou que em sua gestão mais recente à frente da prefeitura exigiu das empresas a melhoria do serviço. 

“Por isso elas adquiriram 1200 novos ônibus, o que melhorou significativamente a qualidade do transporte na capital. Sendo eleito vamos chamar essas empresas e tomar decisões rápidas para que voltemos a ter o transporte que o goianiense merece”, ponderou.

Foto: (R7)

Veja também