Falta de calçada põe pedestres em risco
Pessoas se arriscam em meio a carros por falta de calçada na região Norte de Goiânia

Da redação
Moradores do Setor Parque das Flores, na Região Norte de Goiânia, reclamam da falta de calçada em um trecho da Avenida Eurico Viana que dá acesso a uma faixa de pedestres. A sinalização foi pintada após o Córrego Caveirinha sentido Avenida Perimetral Norte. Os galhos das árvores cresceram e estão quase na metade da pista e o mato alto toma conta de onde deveria haver uma calçada.
Um mecânico que preferiu não se identificar revela que os carros passam em alta velocidade e para chegar até a faixa é preciso disputar espaço com os veículos. Ele conta que todos os dias corre risco ao tentar chegar à faixa. “Um carro pode tentar ultrapassar outro e não ver o pedestre por que as árvores escondem. E para quem quer atravessar para o outro lado a única opção é esta faixa”, explica.
No momento em que a reportagem de O Hoje esteve no local vários pedestres foram avistados tentando chegar à sinalização, e alguns precisavam esperar a via ficar menos movimentada para poderem continuar o percurso rapidamente, antes do fluxo de veículos aumentar. Próximo a um ponto de ônibus, ainda na Avenida Eurico Viana, antes do Córrego Caveirinha, o mato também toma conta e cobre uma boca de lobo que está quebrada.
Edivaldo Cardoso afirma que esse é apenas um dos problemas do Setor Parque das Flores e conta que é um perigo não só para os pedestres, mas também para os condutores. “Ao tentar desviar de um pedestre, o motorista pode causar um acidente”, revela. Coforme a Lei das Calçadas (2014) de Goiânia, a responsabilidade para a construção das calçadas em área particular é do proprietário.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que há um cronograma de roçagem para todos os bairros da Capital estabelecido pelo órgão. A Comurg destaca ainda que o trabalho chegará no Parque das Flores de acordo com o cronograma e não há previsão de quando o serviço será realizado no setor.
Projeto de padronização de calçadas
Um projeto de lei complementar apresentado pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), quer padronizar as calçadas da capital. O texto apresenta várias mudanças e adaptações que precisam ser realizadas para atender itens como segurança e acessibilidade aos portadores de deficiência.
A proposta estabelece que os custos das mudanças sejam arcados pelos moradores. O projeto ainda está sendo analisado. A Prefeitura de Goiânia ressaltou que a fiscalização com relação aos proprietários de imóveis que não tem calçada será realizada após aprovação do projeto.