O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 11 de janeiro de 2025
premiação

Oscar 2017 tem seis indicações para atores negros

Até agora, a premiação com mais negros indicados havia sido a de 2006, ano dos filmes Dreamgirls e Ray, com cinco

Postado em 25 de janeiro de 2017 por Redação
Oscar 2017 tem seis indicações para atores negros
Até agora

Ao contrário de 2016, quando atores negros foram ignorados pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood, a lista do Oscar 2017 conta com o recorde de indicações: foram seis atores negros indicados no total.

Até agora, a premiação com mais negros indicados havia sido a de 2006, ano dos filmes Dreamgirls e Ray, com cinco.

No ano passado, todos os 20 indicados nas categorias de atuação eram brancos, o que gerou críticas nas redes sociais e a repercussão da campanha #OscarSoWhite (#OscarMuitoBranco). Para mudar essa imagem, em 2017 as seis principais categorias possuem pelo menos um diretor, atriz ou ator negro.

Este ano se destacam três filmes com atores e temática afro-americanos: Cercas, Estrelas além do tempo e Moonlight.

Entre os indicados à categoria de Melhor Filme está Cercas, estrelado por Denzel Washington e Viola Davis, ambos negros. Denzel Washington foi indicado a Melhor Ator e Viola Davis está na lista de Melhor Atriz Coadjuvante. O ator também dirigiu o filme.

O ano de 2017 também é o primeiro em que três atrizes negras são indicadas em uma mesma categoria, a de atriz coadjuvante. Além disso, Viola Davis se tornou este ano a primeira atriz negra a ser indicada três vezes ao Oscar.

O segundo mais indicado, Moonlight: Sob a luz do luar, foi dirigido, protagonizado e escrito por negros. O filme também teve a primeira indicação de uma mulher negra concocrrendo na categora de melhor edição: Joi McMillon. Moonlight concorre em oito categorias, assim como A Chegada. La La Land: Cantando Emoções, com 14 indicações, igualou o recorde de indicações de Titanic (1997) e A Malvada (1950). (Foto: reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também