O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 23 de fevereiro de 2025
Prefeitura

Iris Rezende amplia apoio político com nomeações

Prefeito já costurou aliança com partidos que apoiaram Vanderlan, Delegado Waldir e Adriana Accorsi. Articulação passou pela eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia

Postado em 28 de janeiro de 2017 por Sheyla Sousa
Iris Rezende amplia apoio  político com nomeações
Prefeito já costurou aliança com partidos que apoiaram Vanderlan

Venceslau Pimentel

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) ainda nem completou um mês de mandato e já conseguiu ampliar a sua base de apoio político, atraindo presidentes de partidos que apoiaram outros candidatos nas eleições de outubro do ano passado.

De quatros partidos coligados, em 2016, o peemedebista já agregou ao seu leque de aliados seis legendas que apoiaram seus adversários, e também filiados de pelo menos outras duas siglas. Todos eles estão “alojados” na administração, em cargos do primeiro e segundo escalões.

Três partidos que apoiaram Vanderlan Cardoso (PSB), agora estão ao lado de Iris. O primeiro deles é um vereador Felisberto Tavares, que preside o PR em Goiânia. Ele assumiu o comando da Secretaria de Trânsito e Transportes. O segundo é o presidente estadual do PSDC, Alexandre Magalhães, que abocanhou a Agência Municipal de Turismo e Lazer.

Magalhães, que se candidato ao governo do Estado, no pleito de 2014, lançou-se candidato a prefeito, mas retirou o seu nome da disputa dias depois. Em nota, criticou a imprensa, disse ser impossível fazer política por idealismo e, durante a pré-campanha, afirmou ter percebido que os partidos políticos “são uma verdadeira fábrica de negociatas de interesses particulares e com muito jogo sujo”.

A terceira legenda que aderiu ao irismo foi o PV do presidente estadual Eduardo Zarats, escolhido pelo prefeito para a Superintendente da Secretaria de Finanças. Ele já presidiu a Metrobus. Ex-candidato a vereador de Goiânia (ficou na suplência), Zarats chegou a ser secretária estadual de Desenvolvimento da Região Metropolitana, em 2013.

Já o PHS, que também apoiou Vanderlan, indicou o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Samuel Almeida, como titular da Secretaria de Governo. Ele trocou o PSDB pela nova legenda partidária.      

Outro partido que se coligou ao PR de Vanderlan, o PRB, indicou Macxuwel Novais Ferreira para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia.

Iris também conseguiu atrair para a sua base de apoio do presidente do PROS, Rodrigo Melo, dando-lhe a Secretaria de Administração. Presidente da legenda, Melo comandava a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), na gestão do ex-prefeito Paulo Garcia (PT). Por isso, nas eleições municipais, hipotecou apoio à então candidata petista Adriana Accorsi.

Sem ter sucesso na tentativa de se reeleger vereador da capital, Fábio Caixeta (PSD) assumiu a Diretoria de Administração e Finanças do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM). O seu partido, que tem o secretário estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha como presidente do partido em Goiás, lançou a candidatura a prefeito do deputado estadual Francisco Júnior.

Mesa Diretora

Quem também integra a equipe do prefeito é Marcelo Ferreira da Cosa de Souza para a Secretaria Municipal e Educação Marcelo Ferreira da Costa de Souza. Ele foi coordenador das Escolas de Tempo Integral do governo estadual e superintendente executivo da Secretaria Estadual de Educação.

A costura política do inquilino do Paço Municipal também passou pela articulação da composição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores, presidida pelo peemedebista Andrey Azeredo. O PRB conseguiu emplacar o vereador Rogério Cruz como segundo vice-presidente da Câmara; o PSDC indicou Jair Diamantino como 4º secretário; o PROS ficou com a primeira vice-presidência com Vinícius Cirqueira. Por sua vez, o PEN, que apoiou Adriana Accorsi, ganhou a 1ª secretaria com Zander Fábio. Por fim, o PSC, que apoiou Vanderlan, emplacou Leia Klebia como 3ª secretária.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também