Quase três mil bocas de lobo são limpas no mês de janeiro
Serviços de limpeza são realizados diariamente, durante todo o ano, e têm a função de evitar acúmulo de lixo e entulho nas bocas de lobo
Durante o primeiro mês da gestão do prefeito Iris Rezende, mais de trinta bairros receberam os serviços de limpeza de bocas de lobo e de ramais de galerias pluviais. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), pasta responsável pelo trabalho, registrou a limpeza de quase três mil bocas de lobo e dois quilômetros de ramais. Os serviços integram as diversas ações de manutenção e limpeza realizadas pela Prefeitura de Goiânia.
O acúmulo de entulho nas bocas de lobo impede a captação da água da chuva, ocasionando alagamentos, e o entupimento das bocas de captação pluvial está diretamente ligado ao descarte irregular de resíduos em ruas e calçadas. O impacto dessa sujeira mostra seus efeitos no período chuvoso. O lixo vai parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva e a água acumulada invade ruas, calçadas e muitas vezes residências.
Para evitar os alamentos, os serviços de limpeza são realizados diariamente, durante o ano inteiro, como prevenção para o período chuvoso. No entanto, a Seinfra ressalta que a população também deve fazer a sua parte. A primeira atitude é não jogar lixo nas ruas e calçadas, pois mesmo os pequenos resíduos, quando acumulados, entopem as bocas de lobo. Entre os detritos mais encontrados nas bocas de lobo, estão: garrafas pet, embalagens plásticas, pneus velhos, latinhas e sacolas de lixo.
Da mesma forma, móveis, pneus velhos, galhos de árvores e entulhos devem ser descartados da maneira correta. As sacolinhas plásticas, usadas para colocar o lixo, devem ser mantidas em lugares altos e apropriados como lixeiras. Nesta terça-feira, 07, os serviços de limpeza de bocas de lobo, com retirada de entulhos, se concentraram no Setor Grande Retiro, Parque Oeste Industrial, Setor Leste Universitário, Jardim Califórnia e Setor Central.