Projeto ‘Meninas de Luz’ oferece apoio a jovens grávidas
Iniciativa atende meninas a partir de 12 anos de idade e mulheres de até 21 anos, que vivem em regiões carentes de Goiânia
Wilton Morais
Com a finalidade de dar apoio a adolescentes que ficaram grávidas já na adolescência, o projeto meninas de luz, oferece cursos, oficinas e apoio a mulheres com idade entre 12 e 21 anos. O projeto é desenvolvido pelo Centro Social Dona Gercina Borges com administração da Organização da Voluntarias de Goiás (OVG).
Pensionista, a jovem Fernanda Ribeiro de Rezende participa do programa há três semanas. “Entrei por indicação de uma amiga que já faz parte do projeto. Estou achando tudo maravilhoso, participo de palestras nas quartas-feiras e temos todo um trabalho voltado para o meu bebê”, disse Fernanda de 19 anos que está gravida há sete meses.
Conforme a direção do programa, as meninas de luz têm como objetivo acolher e resgatar a autoestima das mulheres que participam do projeto. Com trabalho psicológico e social, as meninas podem ser capacitadas a mediar certos conflitos, como problemas familiares, casos de expulsão de casa. Além disso, as jovens recebem diversas palestras que tratam de temas relacionados a saúde, educação sexual, planejamento familiar e direito do cidadão. Com parcerias, as meninas também recebem acompanhamento médico, nutricional, social e odontológico.
“Depois de todo esse acompanhamento, se ficarmos até o final da gestação, ganhamos um enxoval, banheira e um kit farmácia. Não é todo mundo que consegue uma oportunidade assim, vejo muitas pessoas pedindo roupa e outras coisas. Já o programa dá um amparo, para todas nós”, disse em agradecimento a pensionista. Dessa forma, o programa seleciona meninas que estão grávidas desde os primeiros dias da gestação até um ano do bebê. Já os atendimentos de saúde são realizados por meio de parcerias, a partir de um encaminhamento da assistência social do programa.
Abrangência
Conforme a direção do programa, apenas no ano passado, 742 gestantes foram atendidas, superando a meta inicial de 660 meninas. Em 2015, mais de 500 mães participaram do projeto, o que representa resultados e expansão do programa. A estudante de farmácia Polyanna Karolayne, 20 anos, participa do programa há mais de três meses. “Quando entrei estava com medo, sou muito nova, e estava sem estrutura. Mas aprendi os cuidados básico com meu bebê”, relata a estudante. “No começo pensei que não, mas fui surpreendida. É ótimo”, complementou.
Como mãe de primeira viagem, Fernanda conta que não sabe muita coisa. “É algo de bastante conhecimento. Aprendi coisas sobre amamentação, não conhecia nada sobre isso. Sobre os dentes também não tinha nenhum conhecimento, agora tenho”, conta a pensionista. Apesar de estarem com as inscrições abertas, a direção do programa informa que diariamente há vagas, já que as meninas estão sempre dando a luz. Caso não comecem a participar do programa de forma imediata, após uma semana ou dez dias, uma nova turma se inicia.
Durante toda a gestação, as jovens participam de oficinas de artesanato que proporciona aprendizado para fazer cestinhas para guardar coisas do bebê e vidros decorados. A mesma atividade também ajuda a aumentar a renda familiar das meninas, já que a oficina faz parte de uma qualificação. São oferecidas oficinas de beleza e de bonecas. Os familiares das jovens também recebem apoio social do programa. Para se inscrever, as meninas interessadas devem ir até o Centro Social, no setor Campinas, e apresentar cópia legível dos documentos pessoais, comprovante de endereço e uma ultrassonografia.
Serviço:
Meninas de Luz está com inscrições abertas
Data: Enquanto houver vagas
Horário: das 8h às 17 horas, de segunda à sexta-feira
Local: Rua Benjamin Constant, nº 239, Setor Campinas, em Goiânia.
Telefone: (62) 3201-9501