Semas busca parceria com IFG para expandir cursos do Pronatec
Instituto firmará termo de convênio com a Prefeitura para ampliar os cursos técnicos na Capital
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniram nesta semana com professores do Instituto Federal de Goiás (IFG) para propor parcerias entre a instituição de ensino e a Prefeitura de Goiânia para aumentar a oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Capital. Na ocasião, o gerente de qualificação profissional da Semas, Thiago Carrijo, pontuou que a gestão do prefeito Iris Rezende está realizando reuniões com diversas unidades educacionais com objetivo de propor parcerias para oferecer cursos profissionalizantes à população.
“Estamos, neste momento, buscando diálogo com instituições que precisam do apoio da Prefeitura para oferecer cursos técnicos auxiliares aos cidadãos nas áreas de administração, telemarketing e informática, por exemplo. Nosso objetivo é apoiar os projetos existentes, criar novas turmas, diminuir a evasão e incentivar a participação da comunidade nos cursos”, explicou Thiago Carrijo.
A professora e gerente do departamento de pesquisa, pós-graduação e extensão do IFG, Martha Manrique, agradeceu a visita da equipe da Semas e afirmou que a instituição firmará nos próximos dias um termo de convênio com a prefeitura. “Estamos precisando da gestão pública municipal para ampliar nossa linha de atuação. Por isso, tenho certeza que vamos caminhar juntos, somar forças e realizar um trabalho voltado para o social e para a qualificação profissional das pessoas que precisam ser inseridas no mercado de trabalho”, salientou.
Thiago Carrijo celebrou a parceria e lembrou que nos últimos anos a prefeitura não desenvolveu projetos com instituições de ensino para oferecer cursos técnicos à população. “Vamos resgatar todos as parcerias e projetos, acentuar o diálogo com as unidades educacionais e realizar um trabalho que melhore efetivamente o acesso da população ao ensino técnico e ao emprego”, finalizou. (Prefeitura de Goiânia)