Zona 40 pode ter aumento de velocidade
A proposta é que a velocidade passe de 40 para 50 km/h

Bruna Policena
A vereadora Léia Klébia (PSC) apresentou um requerimento que foi aprovado em plano e propõe que a velocidade da zona 40 das ruas do Centro sejam revistas, já que são vias de grande circulação e precisão de uma velocidade maior para aliviar o grande fluxo que recebe. A proposta é que a velocidade passe de 40 para 50 km/h. Agora o requerimento será encaminhado à Secretaria Municipal de Trânsito e ao prefeito Íris Rezende.
De acordo com a vereadora o pedido foi feito considerando que 40 km/h é uma velocidade muito baixa nas vias de grande circulação, “Chegando ao ponto de congestionamentos causando transtornos aos usuários condutores dessas vias”. Além disso, quando se estipula- 40 Km/h, estima-se que os condutores andem em uma velocidade média que varie entre 30 a 36 km/h.
Sendo assim, se aumentar a velocidade para 50, os condutores andaram numa média de 40 a 46 km/h. O que é uma velocidade consideravelmente segura, e ajudará a fluir o trânsito. Segundo a vereadora, é provável que na próxima terça-feira (14) o projeto saia da Câmara Municipal, e chegue em mãos da prefeitura.
A funcionária pública Mariana Rosa, de 42 anos, usa as vias taxadas de zona 40, no Centro, e relata que nos horários de pico o congestionamento é grande nas vias de grande circulação, e que com certeza se aumentasse a velocidade, ajudaria no escoamento dos veículos. E mesmo quando as vias estão livres, a velocidade muito baixa atrapalha o condutor, além das multas que foram geradas no início da implantação.
No entanto a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) ainda não se pronunciou sobre o requerimento, e até o fechamento da edição, o secretário responsável sobre o assunto ainda estava em viagem, e a assessoria afirmou que a SMT dará seu parecer na próxima semana. Mas como previsto pela vereadora, é provável que na terça-feira a população receba um parecer dos órgãos responsáveis pelo trânsito.