O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
SAÚDE

Secretaria afirma que vagas de UTI atendem ao recomendado

O Estado de Goiás saiu de 458 leitos de UTI SUS, em 2010, para 732 leitos, em 2017

Postado em 23 de fevereiro de 2017 por Sheyla Sousa
Secretaria afirma que vagas de UTI atendem ao recomendado
O Estado de Goiás saiu de 458 leitos de UTI SUS

Sobre matéria publicada em 21/02, em O Hoje, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) esclarece que existem 1.289 leitos de UTI em Goiás, segundo o CNES do Ministério da Saúde, sendo que 732 desse total é SUS.

O Estado de Goiás saiu de 458 leitos de UTI SUS, em 2010, para 732 leitos, em 2017. Desse total, 290 leitos estão nos hospitais da rede própria da SES-GO. Os demais são da rede conveniada e filantrópica, todos eles regulados pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelo Complexo Regulador Estadual.

O total de leitos de UTI SUS disponível, em Goiás, atende ao mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde. Segundo o próprio Ministério, Goiás possui 6.610.681 habitantes e 4% dos leitos gerais SUS (14.973) devem ser de UTI. O quantitativo disponível hoje (732 leitos de UTI) corresponde a 4,88% dos leitos totais/SUS, o que supera o mínimo recomendado. Não há, portanto, necessidade de mais leitos e, sim, de maior disponibilidade dos leitos cadastrados SUS.

A gestão do SUS é tripartite – de responsabilidade do município, Estado e Governo Federal. A oferta de leitos de UTI é de coresponsabilidade desses três entes. É necessário que o município avance na regulação dos leitos de UTI existentes, que sejam estimulados consórcios intermunicipais de saúde como ferramenta de solução para estes casos e que o Ministério da Saúde habilite novos leitos, garantindo o repasse de recursos para abertura de novos leitos.

Sobre a vinda de pacientes do interior, esclarecemos ainda, que, na maioria das vezes, esse fluxo é gerado pelas pactuações, entre os municípios.

Veja também