O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
ABASTECIMENTO

Obras do Sistema Corumbá podem ser retomadas

Sistema Produtor Corumbá vai garantir água potável para o abastecimento de cidades goianas no Entorno Sul e, também, do Distrito Federal

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 20 de março de 2017
Obras do Sistema Corumbá podem ser retomadas
Sistema Produtor Corumbá vai garantir água potável para o abastecimento de cidades goianas no Entorno Sul e

8a493495ed420efd5beb0ff89d07ca25Da redação

A iminência da retomada das obras do Sistema Produtor Corumbá e a entrada em pré-operação da Estação de Tratamento de Esgoto de Águas Lindas pautaram a reunião entre o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, e a diretoria da Caesb, nesta quinta-feira, dia 16. A empresa goiana informou que está concluindo as negociações com o Ministério das Cidades e Controladoria Geral da União para viabilizar a retomada das obras do Sistema Corumbá. Expectativa é que o relatório final da CGU possa ser apresentado ao Ministério Público Federal (MPF) nas próximas duas semanas para que os recursos sejam liberados. “A previsão é que as obras sejam concluídas em até 18 meses após retomada dos trabalhos”, adiantou Jalles.

O Sistema Produtor Corumbá vai garantir água potável para o abastecimento de cidades goianas no Entorno Sul e, também, do Distrito Federal. As obras estão sendo executadas por meio do Consórcio Saneago/Caesb. Serão atendidos, em Goiás e no Distrito Federal, cerca de 650 mil habitantes, já durante a fase inicial de implantação do Sistema. Com a conclusão vindoura da primeira etapa do projeto, essa abrangência será de 1,3 milhão de pessoas e, ao finalizar a segunda etapa, o número poderá atingir aproximadamente 2,5 milhões de usuários.

ETE Águas Lindas

A Estação de Tratamento de Esgoto em Águas Lindas, empreendimento realizado pelo Consórcio Saneago Caesb, também esteve na pauta da reunião, que discutiu as ações finais para colocar o sistema em pré-operação, o que deve acontecer até o final deste mês. “A ETE conta com sistemas inovadores, de impressionante tamanho e potencialidade, no nível dos melhores padrões do Brasil”, ressaltou o diretor de Produção da Saneago, Marco Tulio Faria.

Para a primeira etapa, 27 mil ligações serão atendidas, tratando cerca de 125 litros de esgoto por segundo. Durante esta fase, serão testadas e operadas quatro estações de bombeamento e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), incluindo o emissário final. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também