O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 27 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
LEGISLATIVO

Assembleia debate suicídio em audiência

Parlamentar Helio de Sousa (PSDB) afirma que o tema é atual, mas que ainda enfrenta tabus

Postado em 19 de abril de 2017 por Sheyla Sousa
Assembleia debate suicídio em audiência
Parlamentar Helio de Sousa (PSDB) afirma que o tema é atual

Renan Castro 

Com intermediação do deputado Helio de Sousa (PSDB),  Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da Comissão da Saúde e Promoção Social, promove audiência pública hoje (19), a partir das 8 horas, com o tema “SOS VIDA AMARELO”. Helio de Sousa destaca que o principal objetivo da audiência é alertar a população de um tema que por muitas vezes a sociedade tem medo de falar. “A receptividade dessa campanha no Estado está sendo muito grande. Quando temos profissionais como a doutora Kelley Marques, que são extremamente gabaritados para nos falar sobre temas como estresse, ansiedade, depressão e o próprio suicídio, nos faz despertar que é preciso falar e enfrentar essas dificuldades”, pondera o deputado.

O parlamentar afirma que suicídio é um tema atual, mas que ainda enfrenta tabus. “Assim como foi com o câncer e a Aids, também acontece com o suicídio. Muitas pessoas não ousavam nem dizer essas palavras há alguns anos”, argumenta.

Desde fevereiro, a campanha está sendo realizada no estado de Goiás, em 15 municípios, e trata de prevenção e esclarecimentos sobre o suicídio. A iniciativa tem metas de pesquisa e coleta de dados e visa desenvolver um banco de dados em Goiás junto aos profissionais da saúde e educação social. Kelley Marques, doutora em educação e coaching em neurociência, afirma que o foco da audiência é na prevenção. “Para se ter uma ideia, a cada 45 minutos, quatro pessoas tentam suicídio no país, uma delas consegue. Temos mais morte por suicídio do que por câncer, aids e homicídio’, explica. “Os adolescentes e os aposentados são os grupos mais sensíveis  e merecem uma atenção maior”, completa Kelley. “É preciso dizer não ao estresse, ansiedade e ao suicídio”, finaliza. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também