Estímulo à geração de energia em debate
O projeto de n° 1383/17, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), pretende instituir a Política de adesão ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) no Estado de Goiás. A matéria tramita pela Assembleia Legislativa. ProGD é um programa Federal do Ministério de Minas e Energia, lançado em 2015, que […]
O projeto de n° 1383/17, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), pretende instituir a Política de adesão ao Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD) no Estado de Goiás. A matéria tramita pela Assembleia Legislativa.
ProGD é um programa Federal do Ministério de Minas e Energia, lançado em 2015, que pretende ampliar e aprofundar as ações de estímulo à geração de energia pelos próprios consumidores, com base nas fontes renováveis de energia.
A matéria do deputado petista também quer incentivar a implantação de geração distribuída em edificações públicas, comerciais, industriais e residenciais.
Conforme consta na justificativa da propositura o intuito do projeto é de contribuir para a promoção do crescimento goiano pautado pela sustentabilidade.
“O Estado de Goiás tem uma característica natural que nos levou a querer legalizar o ProGD em nosso Estado: os nossos ventos e a nossa irradiação solar acontecem exatamente no período seco, não no período úmido. O que faz com que o balanço energético do ProGD venha a ser extremamente positivo”, afirmou Luis Cesar.