8º Salão dos Artistas sem Galeria chega a Goiânia com obras dos dez artistas sel
Exposição já foi apresentada em galerias de São Paulo e Belo Horizonte. De Goiânia, a mostra segue para o Rio de Janeiro
A8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), realiza, desde o último dia 6 de maio, na Potrich Arte Contemporânea, a exposição dos dez artistas selecionados. A mostra foi exibida com sucesso nas Galerias Zipper e Sancovsky, entre 17 de janeiro e 4 de março, em São Paulo; e na Galeria Orlando Lemos, entre 18 de março e 22 de abril, em Belo Horizonte. De Goiânia, a mostra segue itinerância para a Patrícia Costa Galeria de Arte, no Rio de Janeiro, entre 27 de junho e 29 de julho. A mostra reúne obras em diferentes técnicas e formatos, como pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e instalações.
Participam da 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria: Lula Ricardi (SP), Maura Grimaldi (SP), Jefferson Lourenço (MG), Marcelo Barros (SP), Gunga Guerra (Moçambique/RJ), Marcelo Pacheco (SP), Luciana Kater (SP), CesarePergola (Itália/SP), Juliano Moraes (GO) e CristianiPapini (MG). Os dez artistas foram escolhidos pelo júri formado por Adriana Duarte (galerista capixaba da paulistana Casa da Xiclet), Paula Alzugaray (jornalista e editora da revista Select) e Rodrigo Editore (galerista e sócio da também paulistana galeria Casa Triângulo).
Esta edição recebeu 194 inscrições, o que corresponde a 13% de aumento em relação à anterior, quando se inscreveram 172 artistas. As inscrições ficaram abertas entre 29/8/16 e 4/11/16. Os dez selecionados receberam um pró-labore de R$ 600, cada, para despesas com o envio e retirada de suas obras. O artista vencedor, Jefferson Lourenço levou prêmio no valor de R$ 1.000 pelo destaque de sua produção.
O Salão dos Artistas Sem Galeria tem como objetivo avaliar, exibir, documentar e divulgar a produção de artistas plásticos que não tenham contratos verbais ou formais (representação) com qualquer galeria de arte na cidade de São Paulo. O Salão tradicionalmente abre o calendário de artes em São Paulo, e é uma porta para os artistas selecionados no mundo das artes.
Foram inscritos artistas de 14 Estados, do Distrito Federal e de seis outros países (Argentina, Japão, Itália, Cuba, Moçambique e França). A maioria é natural do Estado de São Paulo (88, sendo 60 da capital).
Nesta edição, o curador Cauê Alves conquistou pela primeira vez o posto de “curador preferido” pelos postulantes ao Salão, ao ser mencionado por 15 dos artistas inscritos (votação opcional). Agnaldo Farias e Paulo Miyada vieram em seguida, com 13 indicações. Eder Chiodetto foi citado sete vezes. Obtiveram seis menções os curadores Douglas de Freitas, Marcelo Campos, Rafael Fonseca e Mario Gioia. Paulo Herkenhoff, Adriano Pedrosa e Moacir dos Anjos obtiveram cinco menções cada. Outros 98 nomes foram mencionados nas fichas de inscrição. A indicação de até três curadores na ficha de inscrição foi opcional.
A galeria paulistana Zipper repetiu o feito dos três anos anteriores e continuou sendo a preferida dos 194 artistas inscritos nesta 8ª edição do Salão. A Zipper recebeu 55 votos opcionais e espontâneos. A Casa Triângulo recolheu os frutos de sua mudança para os Jardins e obteve 28 menções. Em seguida, vieram Millan e Vermelho, com 21 menções cada. Fortes D’Aloia & Gabriel (ex-Fortes Vilaça) e Nara Roesler tiveram 14 menções. A Mendes Wood DM teve 12. Outras 45 galerias foram citadas, cuja indicação era opcional.
SERVIÇO
8º Salão dos Artistas sem Galeria
Quando: até 10 de junho
Onde: Potrich Arte Contemporânea – Rua 52,nº 689, Jardim Goiás, Goiânia
Visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
Mais informações: www.potrichgaleria.com
(62) 3945-0450