O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 7 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
CÂMARA

CEI ouve Agenor Mariano e Cairo

O secretario de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Agenor Mariano, e o ex-secretário de Finanças, Cairo Peixoto, foram convocados para prestar esclarecimentos hoje (17) à Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Contas da Prefeitura. Mariano também foi vice-prefeito na gestão de Paulo Garcia (2013-2016), período investigado pela CEI. Cairo foi secretário de Finanças, de […]

Postado em 17 de maio de 2017 por Sheyla Sousa

O secretario de Planejamento Urbano e Habitação de Goiânia, Agenor Mariano, e o ex-secretário de Finanças, Cairo Peixoto, foram convocados para prestar esclarecimentos hoje (17) à Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Contas da Prefeitura. Mariano também foi vice-prefeito na gestão de Paulo Garcia (2013-2016), período investigado pela CEI.

Cairo foi secretário de Finanças, de janeiro a abril de 2014, também na gestão de Paulo Garcia. Na época, Peixoto fez polêmicas declarações ao afirmar que não seria possível, naquele ano, quitar as dívidas da prefeitura com os fornecedores que chegavam a R$ 400 milhões. O relacionamento entre Cairo e Garcia ficou conflituoso e aborreceu aliados do então prefeito. Peixoto apresentou pedido de exoneração e foi substituído em maio de 2014 pelo fiscal estadual Jeovalter Correa, nomeado para a pasta.

Possíveis irregularidades vinculadas às contas públicas, contratos e convênios firmados pelo município, no período de 2008 a 2016, sob a gestão dos prefeitos Iris Rezende e Paulo Garcia, são investigadas pela CEI.

De acordo com o vereador Kleybe Morais (PSDC), membro da CEI, “a comissão ainda tem muito que ouvir e esclarecer”. O parlamentar critica o uso da CEI como palanque pelos vereadores. “O que não podemos aceitar é que essa CEI se torne palco de vereador onde se aponta vários culpados e nunca se resolve o problema”, explica. “É preciso responsabilizar os culpados, mas mais que isso, essas reuniões devem esclarecer a nós, fiscalizadores do povo, onde existe má utilização do dinheiro público para que de uma vez por todas esse problema seja sanado”, ressalta.

Instalada em 23 de fevereiro de 2017, a Comissão é presidida por Zander Fábio (PEN), tem relatoria do vereador Jorge Kajuru (PRP) e como membros os vereadores Priscilla Tejota (PSD), Oseias Varão (PSB), Jair Diamantino (PSDC), Kleybe Morais (PSDC) e Edson Automóveis (PMN). As reuniões ordinárias são realizadas às segundas e quartas-feiras às 14 horas na Sala das Comissões . A CEI obteve prazo de 120 dias para apresentar relatório. (Renan Castro)

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também