O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 31 de agosto de 2024
Cidades

Queimadas chegam mais cedo este ano

Corpo de bombeiros começou a registrar aumento dos incêndios. Apesar de previsão de chuva, céu da Capital já mostra sinais de fumaça

Postado em 17 de maio de 2017 por Sheyla Sousa
Queimadas chegam mais cedo este ano
Corpo de bombeiros começou a registrar aumento dos incêndios. Apesar de previsão de chuva

Wilton Morais 


O índice de queimadas registradas no Estado se elevou durante o mês passado. Subiu de 59 casos, em março, para 150 ocorrências, em abril. A tendência é que o número tenha elevação se considerando o mesmo período do ano passado, e período de clima seco. Apesar do número, o quantitativo de queimadas em terreno baldio, lote vago ou similar representa 40% dos 324 casos registrados. 

Considerando todos os tipos de queimadas registradas, o mês de janeiro apresentou 64, o segundo maior número anterior ao mês de abril, levando em conta os quatro primeiros meses do ano. Em fevereiro foram 51 queimadas, e em março 59. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Incêndio

Em Aparecida de Goiânia, a reportagem do O Hoje flagrou uma queimada em lote baldio. À ocasião, o fogo chegava aos muros de uma residência. O morador da região Juarez Santos, considerou a queimada como ordem natural. “Não removeram o mato. Cortou e ficou tudo aí. Pode ser mesmo que alguém colocou fogo. Mas deve se ter cuidado”, disse. 

O tenente-coronel e coordenador da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros, Ami de Souza Conceição, ressalta que o estado está entrando em um período de clima seco. “A umidade começa a ficar mais baixa. A tendência para queimadas desse tipo de vegetação começa a existir”. 

Segundo o tenente-coronel, o auge das queimadas pode acontecer entre julho, agosto e setembro. “É suscetível, o próprio clima da essa margem propícia. Se engajarmos com a população na prevenção e na educação, ganhamos muito para evitar consequências drásticas”, afirmou. 

Ocorrências

De acordo com Conceição, no último fim de semana a corporação atendeu três ocorrências, que partiram de incêndios em vegetação. Todos na Capital, o primeiro atingiu um veículo e outro, um deposito. Já no Bosque dos Buritis, um bambuzal foi atingido. 

“A principio não foram ocorrências naturais. Orientamos que as pessoas evitem realizar queimadas pontuais. Evitar queimar o lixo. Gastamos mais tempo e recursos, e os danos podem ser irreversível”, explicou o tenente-coronel. O criminoso pode ser penalizado por destruição do meio ambiente e dano a outras pessoas, quando o incêndio ultrapassa a vegetação. A pena está prevista no Código Civil e Penal.

Chuva

Em Goiânia, apesar das ultimas previsões apontarem períodos de chuva, o céu da Capital já está se caracterizando pelas cinzas do descuido, e da ordem natural do clima instável. Para hoje (17), a previsão da temperatura é de 30°C, para a máxima e 17°C para mínima. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 50%. Até o sábado (20), o tempo fica nublado com possibilidade de chuvas isoladas. O dado é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Veja também