O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
Eleições Diretas

Comissão do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência

O texto agora deve passar pelo plenário do Senado e, se aprovado, encaminhado para análise na Câmara

Postado em 31 de maio de 2017 por Amanda de Oliveira
Comissão do Senado aprova eleições diretas em caso de vacância da Presidência
O texto agora deve passar pelo plenário do Senado e

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (31) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleições diretas caso a Presidência da República fique vaga nos três primeiros anos do mandato presidencial. 

A proposta é de autoria do senador Reguffe (sem partido-DF) e tem como relator Lindbergh Farias (PT-RJ). Agora a PEC segue para o plenário do Senado e depois para análise da Câmara. Se aprovada, uma eventual saída de Michel Temer (PMDB) da Presidência devido à atual crise política levaria a eleições diretas, já que mandato do peemedebista se encerra no fim de 2018. 

O novo pleito aconteceria em 90 dias após o afastamento do presidente. No texto original, mantém-se o princípio da anualidade, ou seja, as regras eleitorais só podem ser alteradas no mínimo um ano antes da eleição.

A atual legislação prevê que, na hipótese de presidente e vice deixarem o comando do país nos últimos dois anos do mandato, deve ser realizada eleição indireta, em até 30 dias, pelo Congresso Nacional.

A aprovação da proposta é defendida da oposição, principalmente após a divulgação de denúncias envolvendo o presidente Michel Temer em esquema de pagamento de propina e troca de favores com empresários do grupo JBS, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato.

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
(Com informações do Uol)

Veja também