População quer melhoria no trânsito
A prefeitura começa a atender demandas da região
Wilton Morais
A região Norte de Goiânia possui cerca de 120 bairros, onde são localizadas aproximadamente 40 unidades de ensino, entre as municipais e convencionadas. São 39 áreas verdes para toda a população. A região é a segunda maior da Capital, com 85,52 Km², e necessita da manutenção diária da prefeitura, na conservação dos bairros.
Renata Martins trabalha em um pregão no Parque das Flores, a moradora também da região conta que o principal problema do bairro é o trânsito. Sobre a Avenida Eurico Viana a principal do setor, que liga o Campus Samambaia a Avenida Perimetral, Renata aponta a insegurança para atravessar a via. “Precisa melhorar o asfalto. Implantar uma lombada ou semáforo. Acontece muito acidente. O trânsito fica travado e não temos faixa para pedestres”, conta.
O mesmo é percebido por Júlio César, o vendedor e motociclista se espanta da quantidade de pequenas batidas diárias. “Falta sinalização. Direto uma batida. Quase todos os dias”, relata.
Sobre outros problemas da região, Júlio também aponta a insegurança e o descuido das áreas verdes, e lotes baldios. Em referência ao Residencial Licardino Ney disse, “há muito mato nos lotes, o pessoal não limpa”.
Transporte
No transporte Público, auxiliar de serviços gerais Maria Goret Mariano relata que a demora é algo que deve ser melhorado. “O intervalo é de 40 minutos e no sábado chega há um hora”, relatou em referência a linha 105 que vai do Campus Samambaia até o Terminal Praça A.
No ponto de ônibus a marca da insegurança. Sueli Muniz é doméstica e fala do perigo em esperar a condução. “Falta Policiamento. Há 15 dias a loja foi assaltada. Já a padaria é diariamente”.
Saúde
Reivindicação mais antiga, o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams)Urias Magalhães foi fechado, em 2013 e após três anos continua fechado. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, em mutirão no sábado (3), o prefeito Iris Rezende autorizará as reformas para retomar o funcionamento do CIAMS Urias Magalhães.
De acordo com Aristóteles de Paula ‘Toti’, coordenador dos mutirões da Prefeitura de Goiânia, o mutirão auxiliará na necessidade de fazer infraestrutura nas redes municipais. “Faremos a manutenção em escolas, Cmeis, limpeza de bocas de lobos, pintura do meio fio, troca de lâmpadas, poda de arvores, [remoção] de entulho. Esse é o trabalho do mutirão. E as secretarias vão lá acompanhar a necessidade da população.”, argumentou Toti.
Na Avenida Eurico Viana, antes da Avenida Perimetral Norte, o coordenador do mutirão informou que os trabalhos na Avenida Eurico Viana, onde a Prefeituranão havia concluído a colocação da massa asfaltica, já estão com os trabalhos sendo realizados. “Tá fazendo, tem gente trabalhando lá e vão ficar até acabar”, disse.
“Toda a estrutura precisa de manutenção. Estamos fazendo esse mutirão, esse ‘batom’. Vamos na escola fazemos a pintura de escola, troca janela, vaso quebrada. A lâmpada que queimou trocamos, recolhemos árvores que caíram e podamos”, explicou o coordenador dos mutirões.