Começa etapa para desratização na Praça do Trabalhador
A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Companhia de Urbanização (Comurg)
Da redação
A Prefeitura de Goiânia iniciou uma nova etapa do processo de desratização da região da Praça do Trabalhador, que recebe a Feira Hippie, no Setor Central. Após a conclusão da primeira fase, que durou cerca de 40 dias e resultou na retirada de 2,5 mil ratos, este segundo momento envolve o início da retirada dos locais que serviam de abrigo para os animais. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Companhia de Urbanização (Comurg).
Desde o início de maio a Secretaria de Saúde da Capital tem intensificado o combate aos roedores na área com aplicação de veneno. Esta segunda etapa consiste em identificar e eliminar os ambientes que eram utilizados como moradias dos animais. “A expectativa é de que mais ratos mortos sejam encontrados como efeito das remoções dessas tocas”, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo.
Com a conclusão desta etapa, a SMS já inicia na quarta-feira, 7, um planejamento para a próxima fase, que é a reorganização dos feirantes e a conscientização sobre a destinação do lixo para impedir que os ratos voltem. “Vamos discutir como a Feira Hippie será reorganizada”, aponta o superintendente.
Além da desratização, limpeza e destruição dos abrigos, é fundamental que a população e os feirantes da região descartem corretamente o lixo, resíduos e restos de alimento. Evitar esse acúmulo impede que os roedores encontrem abrigo e alimento.