O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 17 de novembro de 2024
Patrimônio Natural

Goiás ganha duas novas reservas ambientais

O estado de Goiás conta oficialmente com mais duas reservas ambientais classificadas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Postado em 14 de junho de 2017 por Sheyla Sousa
Goiás ganha duas novas reservas ambientais
O estado de Goiás conta oficialmente com mais duas reservas ambientais classificadas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

Da redação

O estado de Goiás conta oficialmente com mais duas reservas ambientais classificadas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). São elas, Komodo e Diamante.  Juntas elas somam 539 hectares e estão localizadas no município de Alto Paraíso. A Reserva de Komodo possui 169,78 hectares e é parte da Fazenda São Bartolomeu. Enquanto a Reserva de Diamante possui 369,27 hectares e é composta por áreas da Fazenda Quati.

O Programa de Apoio às RPPNs foi instituído pelo Decreto 7665, de 2012, e dispõe sobre a criação, implantação e gestão deste tipo de reserva em âmbito estadual. Os proprietários de terra que se interessam por criar suas reservas têm responsabilidades e benefícios. Eles recebem isenção tributária sobre a área protegida e têm prioridade na aquisição de financiamentos bancários. Por outro lado, são responsáveis por cuidar da reserva, protegendo a área contra incêndios florestais, fazendo a sinalização e fiscalização contra a caça, a pesca e o desmatamento ilegais, entre outras ações.

A RPPN é eterna e não pode ser desfeita. Estas são as duas primeiras RPPNs estaduais e estão homologadas por meio das Portarias N. 123 e 124, publicadas no Diário Oficial do Estado no dia 9 de junho. Os processos de criação dessas reservas começaram em maio de 2015. Outros seis processos estão em andamento para a criação de novas RPPNs, quatro devem ser concluídos ainda este ano.

As reservas de Komodo e Diamante possuem mais de 539 hectares e ficam no município de Alto Paraíso. Elas são as primeiras Reservas Particulares do Patrimônio Natural em âmbito estadual.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também