Tudo igual no jogo da estreia
Portugal vencia o México por 2 a 1, mas cedeu empate no final da partida, válida pela 1ª rodada da Copa
das Confederações
Um jogo de muita movimentação marcou o empate entre Portugal e México. Ontem, na estreia das duas seleções na Copa das Confederações, o empate por 2 a 2 acabou sendo justo,na Kazan Arena, pelo Grupo A do torneio disputado na Rússia.
Os português venciam por 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo de jogo, quando Héctor Moreno fez de cabeça após cobrança de escanteio. Depois de uma primeira etapa onde as duas equipes jogaram de forma ofensiva, o segundo tempo só esquentou nos últimos 10 minutos de jogo.
Grande astro desta Copa das Confederações, Cristiano Ronaldo se destacou apenas no primeiro tempo de jogo. O craque deu assistência para o gol de Quaresma e acertou um passe de calcanhar que por pouco não resultou no segundo gol da seleção portuguesa. Após uma cobrança de falta, ele ainda acertou o travessão numa pancada da entrada da área.
O resultado deixa a anfitriã Rússia na liderança isolada do grupo com três pontos, depois da vitória por 2 a 0 sobre a Nova Zelândia, no sábado. Na próxima quarta-feira, Rússia e Portugal jogam no Estádio do Spartak às 12h (de Brasília), enquanto México e Nova Zelândia duelam no Estádio Olímpico de Sochi, às 15h.
Antes da partida, as equipes fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio florestal que provocou a morte de mais de 60 pessoas em Portugal na última madrugada. O time português jogou com braçadeiras pretas em sinal de luto pelas vítimas e, em nota antes do jogo, a Federação Portuguesa de Futebol informou que vai arrecadar recursos para ajudar o município de Pedrógão Grande, onde aconteceu o incêndio.
A equipe mexicana pressionou e dominou os primeiros dez minutos de jogo, dando poucas oportunidades de ataque aos portugueses. Em busca da posse de bola, o time europeu investiu nos passes curtos no meio-campo e deixou o jogo mais equilibrado.
Aos 20 do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo acertou uma bomba no travessão, da entrada da área. Na sobra, Nani chutou cruzado, a bola desviou em Pepe, e balançou as redes. Porém, o gol foi anulado por impedimento anotado pelo árbitro de vídeo.
O gol anulado animou a seleção de Portugal, que passou a jogar de forma mais ofensiva. Criou oportunidades com André Gomes e William Carvalho. O time mexicano teve chance de marcar em cobrança de falta de Vela e em cabeçada de Hernández, o Chicharito.
Aos 34, Cristiano Ronaldo invadiu a área pela esquerda e achou Quaresma sozinho. O atacante driblou Ochoa e abriu o placar para os portugueses. Cinco minutos depois, o ídolo do Real Madrid repetiu a dose e mais uma vez deixou Quaresma na cara do gol com um belo toque de calcanhar, mas dessa vez a bola não entrou.
No final do primeiro tempo, Guerreiro furou e a bola sobrou para Vela, que levantou na pequena área para Chicharito cabecear sem chances para Rui Patrício e marcar para os mexicanos aos 41. O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.
Nos primeiros vinte minutos do segundo tempo, as equipes não conseguiram criar grandes oportunidades e o jogo esfriou. Aos 24, Adrien Silva fez falta em Giovani dos Santos e levou o primeiro cartão amarelo da Copa das Confederações.
Aos 35, Quaresma mais uma vez recebeu de Cristiano Ronaldo fora da área e chutou nas mãos de Ochoa. No lance seguinte, o México teve oportunidade de virar com Giovanni dos Santos, que arrancou pela direita e chutou para fora.
Com a entrada de André Silva, o time português voltou à ficar mais ofensivo. Ochoa fez bela defesa na cabeçada de André Silva aos 39, mas não conseguiu evitar o gol de Cédric, aos 40 minutos do segundo tempo.
O atacante bateu cruzado após passe de Gelson Martins. Depois do gol, mais uma vez o árbitro de vídeo analisou o lance. Desta vez, valeu o gol anotado.
O Chile estreou bem na Copa das Confederações ao vencer Camarões por 2 a 0, ontem, em partida marcada pelo uso da vídeo-arbitragem no Estádio do Spartak de Moscou.
O Chile dominou o jogo e teve mais chances de gol, principalmente depois da entrada de Alexis Sánchez, que participou dos dois gols. Arturo Vidal abriu o placar, aos 36 minutos do segundo tempo, e Eduardo Vargas fechou a conta, aos 47.
Um público de 33.942 pessoas compareceu ao Estádio do Spartak de Moscou para a acompanhar o duelo, que havia acontecido uma vez na história, na Copa do Mundo de 1998. Chile e Camarões empataram em 1 a 1 no Mundial da França.
Antes da partida começar, a Fifa fez um minuto de silêncio em respeito à Marc-Vivien Foe, jogador de Camarões que morreu em campo durante partida da Copa das Confederações de 2003. O atleta sofreu ataque cardíaco na semifinal contra a Colômbia.