Caiado e José Eliton polarizam disputa
Levantamento realizado por O Hoje/Programa Show da Manhã Rádio Jovem Pan/Instituto Directa aponta possível cenário de 2018
O senador Ronaldo Caiado (DEM) e o vice-governador José Eliton (PSDB) polarizam a disputa para o governo em 2018. É o que revela a pesquisa O Hoje/Programa Show da Manhã Rádio Jovem Pan/Instituto Directa divulgada ontem (26). No cenário de candidaturas mais provável, tendo por base o levantamento estimulado, Caiado aparece à frente com 29,30% das intenções de voto, seguido por Eliton (20,40%). O deputado federal Daniel Vilela (PMDB) tem 13,80% das preferências. Nesta amostragem, 20,40% votariam nulo e 16,10% não souberam dizer.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Directa no mês de junho no estado e ouviu 1.003 eleitores. Periodicamente, novos levantamentos serão realizados a partir da parceria entre O Hoje e o programa Show da Manhã da Rádio Jovem Pan. Até outubro de 2018, as amostras trarão as intenções de voto para governador e senador, a avaliação do Governo Marconi Perillo e as principais qualidades que o eleitor considera importantes para destinar o voto aos postulantes no pleito do próximo ano.
Maguito
No cenário 2 para resposta estimulada ao governo, quando sai Daniel Vilela e entra o ex-governador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), ao lado dos nomes de Ronaldo Caiado e José Eliton, as variações são poucas. O senador do Democratas permaneceu em primeiro, com 30,10% das intenções de votos, o vice-governador alcança 23,30% e o peemedebista fica com 11,20% das preferências. Nesta simulação, 23,30% dos entrevistados não fizeram escolha entre os nomes apresentados e outros 12,10% não souberam dizer.
Lúcia Vânia
No cenário 3, o Instituto Directa inclui o nome da senadora Lúcia Vânia (PSB) ao lado de Ronaldo Caiado, José Eliton e Daniel Vilela. Com essas opções de voto, 29,40% manifestaram a intenção de voto no senador do DEM e 20,30%, no vice-governador. O deputado peemedebista permanece em terceiro lugar, com 14,10% do total de eleitores. Lúcia tem 2,50%. Nesta simulação, 21,20% votariam nulo e 12,50% não souberam dizer em quem votar.
No cenário 4 da pesquisa estimulada, o Instituto Directa estabeleceu um cenário em que sai Lúcia Vânia e entra o advogado Djalma Rezende. Nesse contexto, o senador Ronaldo Caiado fica com 29,50% do total, e o vice-governador se mantém na segunda posição, com 20,10% das amostras. O deputado federal Daniel Vilela fica na terceira colocação com 13,80%, enquanto Djalma Rezende tem 0,40% das preferências. 20,10% disseram não votar em nenhum desses candidatos, e 16,10% não souberam dizer em quem votar.
Todos os nomes
No cenário 5, todos os pré-candidatos aparecem juntos na pesquisa estimulada do Instituto Directa. Ronaldo Caiado manteve-se na liderança, com 28,80% dos votos. O vice-governador José Eliton, na segunda posição, com 19,60% do total, enquanto Daniel Vilela aparece em terceiro lugar com 12,30%. O ex-governador Maguito Vilela, fica na quarta colocação, com 5,40%. A senadora Lúcia Vânia tem 1,80%, enquanto Djalma Rezende mantém 0,40% do total. Nesse cenário, votariam nulo 19,40% e 12,30% não souberam dizer em quem votariam.
Espontânea
O Instituto Directa/O Hoje/Show da Manhã Jovem Pan realizou também pesquisa espontânea, em que os eleitores indicam seus candidatos sem a apresentação de nomes e alternativas de respostas. Nesse cenário, quase a metade dos eleitores, 46,80%, não soube dizer em quem votaria para governador no próximo ano. Outros 13,70% votariam nulo. O senador Ronaldo Caiado manteve-se na liderança (13,80%) e o governador Marconi Perillo fica em segundo lugar (12,10% do total). Em terceiro lugar, aparece o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (3,60%).
O nome seguinte ao dos três dirigentes mais conhecidos do estado é o do vice-governador José Eliton (2,40%), à frente do ex-governador Maguito Vilela (1,70%) e do deputado Daniel Vilela (0,80%). Por último, aparece o ex-prefeito de Senador Canedo e ex-candidato à prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (0,50% do total). Declararam intenções de voto a outros candidatos 4,60% dos eleitores. Entre os votados aparecem o ex-presidente Lula, com 1,2% das intenções; Jorge Kajuru (1,2%); Delegado Waldir (0,8%); Bolsonaro (0,8%); e Marina Santana com 0,6% das intenções dos eleitores pesquisados.
Marconi é líder para o Senado
A pesquisa O Hoje/Show da Manhã Jovem Pan/Instituto Directa também ouviu o mesmo universo de eleitores sobre as intenções de votos para o Senado Federal nas próximas eleições. As entrevistas foram feitas de forma a obter respostas espontâneas e estimuladas. Nas duas modalidades, o nome do governador Marconi Perillo aparece na liderança. Na pesquisa estimulada, alcança 31,40% das intenções de voto entre os 1.003 eleitores que participaram do levantamento. Na espontânea, ele obtém 10,30% do total.
Nas duas pesquisas para o Senado Federal, o vereador e radialista Jorge Kajuru aparece em segundo lugar, com 5,40%, na espontânea e 14,80 na estimulada. A senadora Lúcia Vânia aparece em terceiro lugar com 1,80% na espontânea e 14,10% na estimulada. O ex-governador Maguito Vilela vem em seguida, na quarta posição, 1,10% dos votos na espontânea e 6,60% na estimulada.
Na pesquisa estimulada para o Senado, a quinta posição ficou com o senador Wilder Morais, que obteve 4,40% do total. O titular da Secretaria de Meio Ambiente (Secima), Vilmar Rocha, vem em sexto lugar, com 3,30% do universo pesquisado. Na sétima colocação vem o deputado federal Pedro Chaves, com 2,50%. Votariam nulo 14,30% dos entrevistados, e 8,60% do total não soube dizer em quem votar.
Demóstenes Torres é o quinto colocado na espontânea, 0,30%; o Delegado Waldir aparece em sexto lugar com 0,30% do total; e o deputado estadual Bruno Peixoto vem em sétimo lugar, com 0,10%. Na espontânea, 68,60% dos entrevistados não souberam dizer em quem votar para o Senado Federal em 2018. Outros 12,20% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos.
Pré-candidatos repercutem pesquisa
Dos três pré-candidatos ao governo de Goiás mais bem colocados na pesquisa Directa/O HOJE/Show da Manhã Rádio Jovem Pan, apenas o senador Ronaldo Caiado (DEM) não se pronunciou até o fechamento da edição. O democrata, segundo a assessoria, estava com a agenda cheia, impossibilitado de conversar com a reportagem de O HOJE.
O vice-governador José Eliton (PSDB) frisa que os números mostram um crescimento consolidado de seu nome e que, a seu ver, ele está caminho certo. “Ficamos felizes com o resultado, pois já parecemos em todos cenários com mais de dois dígitos e próximo do primeiro colocado”, avalia Eliton.
Na visão do tucano, o foco atual é a gestão, principalmente do Goiás na Frente que investirá mais de R$ 9 bilhões em todas as regiões do Estado”. Segundo Eliton, o crescimento de seu nome está associado ao “trabalho sério e inovador” comandado pelo governador Marconi Perillo (PSDB). José Eliton é vice-governador desde 2011.
Por sua vez, o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) considera prematura uma leitura crítica acerca do levantamento, porém acredita os números apresentados são um recorte momentâneo junto ao eleitorado, o que pode mudar até o início pleno da campanha. “Se pesquisa ganhasse eleição nós tínhamos ganhado as últimas eleições no estado, porque em todas elas nós saímos na frente. A dinâmica da campanha é o que acaba definindo a eleição, o conceito da campanha, o perfil do candidato, nisso nós já estamos escaldados”, assevera o peemdebista, que ainda arremata. “Não são pesquisas que vão balizar as decisões do partido”.