Mostra coletiva ‘Dalí e de Cá’ reúne obras de artistas goianos
A exposição reúne 30 obras inéditas criadas a partir da visão técnica e a particularidade dos artistas goianos
Ludmilla Lobo
A Vila Cultural Cora Coralina recebe, nesta quarta-feira (28), a abertura da exposição coletiva Dalí e de Cá. A mostra, que segue até o próximo dia 13 de agosto, é uma homenagem ao surrealismo dos artistas goianos Augusto Selva, Malaquias Belo, Pirandello e Tolentino. Durante a cerimônia de abertura, será lido o Manifesto Surreal, que remete ao Manifesto do Surrealismo, escrito por André Breton, em 1924. O texto questiona parâmetros de ‘normalidade’ no arcabouço ‘psicoprosaicocindido’ da sociedade contemporânea. A programação da noite também contará com manifestações musicais, poéticas e teatrais.
O artista plástico Alexandre Liah é o responsável pela curadoria da exposição. Dalí e de Cá reúne 30 obras inéditas criadas a partir da visão técnica e a particularidade dos artistas goianos. Segundo os organizadores, a exposição traz ao público um mergulho na poesia colorida, na loucura sã e no passeio belo e inquietante das imagens que emergem do inconsciente. A mostra conta com o Apoio Institucional da Lei de Incentivo a Cultura – Lei Goyazes.
Salvador Dalí
O pintor espanhol Salvador Dalí, nascido em 1904, é reconhecido mundialmente por sua arte surrealista. Chamava atenção por sua personalidade extravagante e por seus trabalhos, que misturavam elementos do dadaísmo e do cubismo, que serviu como base para que ele criasse seu próprio estilo artístico com criatividade e ineditismo. Sua primeira mostra pública foi feita em 1919, no Teatro Municipal de Figueres, na Catalunha. Atualmente, o espaço é chamado de Teatro-Museo Gala Salvador Dalí, uma homenagem a um dos maiores nomes da Arte Moderna.
SERVIÇO:
Exposição ‘Dalí e de Cá’
Quando: de 28 de junho a 13 de agosto
Onde: Vila Cultural Cora Coralina (Centro)
Horário: das 9h às 17h (inclusive aos sábados, domingos e feriados)