Campinas ganha 3º mutirão da gestão Iris
Bairro completa 207 anos neste mês de julho
e se confunde com a vida pública do prefeito
Localidade fundamental para a criação e consolidação de Goiânia como capital de Goiás, o bairro de Campinas completa 207 anos neste mês de julho. Para comemorar a data, a região, que também recebe desde sexta-feira (7) até sábado (8) o terceiro mutirão de múltiplos serviços na administração do prefeito Iris Rezende (PMDB) tendo o Parque Campininha das Flores como base. Como acontece anualmente, a sede do Executivo municipal foi simbolicamente transferida para o bairro em uma solenidade que contou com a presença da equipe de governo do peemedebista e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.
Rezende fez questão de ressaltar a importância de Campinas para os goianienses e para ele próprio, que morou na Campininha em seus primeiros de seus sessenta anos de vida pública. Até hoje, o bairro é considerado um de seus mais importantes redutos eleitorais. “Tenho uma grande paixão por Campinas, porque a minha história e Campinas se confundem. Foi aqui que tudo começou e eu não poderia deixar de homenagear esse bairro que me deu a oportunidade de ser quem eu sou hoje’, disse.
Durante o Mutirão da Prefeitura, uma série de serviços serão prestados à população, como saúde, atendimentos jurídicos, emissão de documentos, educação, meio ambiente e outros serviços ligados à Secretaria de Finanças. Uma unidade do Atende Fácil, serviço expresso das finanças municipal, estará presente no mutirão e vai ser possível a emissão de guias, consulta de processos e parcelamento de débitos.
Além desses serviços, outros já estão sendo executados pela Prefeitura em diversos bairros da região. São obras de infraestruturas, limpeza, tapa-buracos, sinalização de trânsito, pintura de meios-fios e reformas de prédios públicos, que começaram a ser realizados ainda no início da semana e vão beneficiar a população de toda região.
Iris Rezende frisou, ainda, que o mutirão é a oportunidade que o gestor público tem de estar perto do povo, ouvir e atender suas necessidades. “O mutirão é antes de tudo uma grande festa cívica e de solidariedade, é o fazer juntos e aqui em Campinas terá um sentido especial ainda maior, já que será a união de muitas histórias, muitas amizades que se reencontrarão no mutirão. ‘Por tudo isso, fico muito feliz em trazer o mutirão para Campinas”, afirmou
Histórico
Campinas foi fundada em 1810 pelos bandeirantes que vinham da região de Pilar de Goiás para garimparem às margens do Rio Anicuns. O bairro já foi arraial, freguesia e vila e chegou à condição de município do estado de Goiás em 1914 e passou a ser considerada bairro de Goiânia em 1935, por força do decreto de criação de Goiânia, quando foi incorporada à Capital.
Assim como em tempos passados, o comércio e a prestação de serviço sé forte do bairro. Depois do Centro, Campinas é um dos mais importantes polos comerciais de Goiânia. Lá é possível encontrar vários produtos dos mais variados tipos, desde o mais simples ao mais complexo.