Autoridades na Índia fecham fábrica que poluiu rio e deixou cachorros azuis
Moradores procuraram o Conselho de Controle de Poluição do Maharashtra sobre os corantes
Após uma denúncia de 11 cachorros terem ficado azuis em decorrência da ação de resíduos industriais não tratados na Índia, autoridades de Bombaim anunciaram o fechamento da fábrica responsável por despejar substâncias químicas e corantes no rio Kasadi, onde os animais muitas vezes nadam, em uma área com centenas de indústrias.
Ao se depararem com a cor alterada dos cães, moradores procuraram o Conselho de Controle de Poluição do Maharashtra sobre os corantes, no último 11 de agosto, informou o jornal local “Hindustan Times”. Imagens circularam nas redes mostrando os animais vagando pelas ruas com uma pelagem azul brilhante.
“Foi chocante ver como o pelo branco do cachorro ficou completamente azul”, disse Arati Chauhan, chefe da Unidade de Proteção Animal de Nova Bombaim. “Nós descobrimos quase cinco desses cães aqui e pedimos ao painel de controle de poluição que atue contra essas indústrias”. Chauhan ressaltou que os “poluentes da área industrial de Taloja não apenas arruinam componentes da água afetando os humanos, mas também os animais, pássaros, répteis”.
Após investigação, o conselho confirmou que a cor dos cachorros mudou devido à poluição do ar e da água provocada pela indústria. Uma agência de bem-estar animal conseguiu capturar um dos cães e tirar um pouco de tinta azul. O grupo concluiu que o animal parecia ileso de outras possíveis enfermidades.
De acordo com os dados obtidos pela ONG Watchdog Foundation por meio do direito à informação, existem 977 fábricas químicas, farmacêuticas, de engenharia e de processamento de alimentos na área industrial de Taloja, localizada fora de Mumbai, segundo o jornal “The Guardian”. (O Globo)