quinta-feira, 17 de setembro de 2026
New START

Rússia faz alerta para fim de tratado nuclear com os EUA: “Situação perigosa”

Moscou combina alerta sobre insegurança global com discurso de preparação para novo cenário

Lalice Fernandespor em
Rússia faz alerta para fim de tratado nuclear com os EUA: “Situação perigosa”
Foto: Divulgação/ Kremlin

A poucos dias do vencimento do Tratado New START, a Rússia afirmou que o fim do acordo seria “muito ruim” para a segurança global, mas declarou estar preparada para um cenário sem limites para armas nucleares. O tratado, em vigor desde 2010 entre Moscou e Washington, impõe restrições aos arsenais das duas maiores potências atômicas, que possuem mais de cinco mil ogivas nucleares cada.

“Caso os limites estabelecidos pelo Tratado New START não sejam prorrogados, o mundo poderá se encontrar, já em poucos dias, em uma situação mais perigosa”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Ele disse que a Casa Branca não respondeu à proposta de Vladimir Putin para estender de forma informal alguns compromissos por um ano.

A Rússia está pronta para um “novo mundo” sem limites nucleares

Apesar disso, Rússia não enviará protesto formal aos Estados Unidos, segundo o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov. O diplomata declarou que o país está pronto para um “novo mundo” sem limites nucleares e que a tríade nuclear russa, com capacidade de lançamento por terra, ar e mar, passa por modernização avançada.

russia
Sergey Ryabkov (Foto: Balk/ MSC/ Wikimedia Commons)

“Nós calculávamos que isso poderia acontecer, não há nada de inesperado, e tampouco vemos motivos para dramatizar a situação atual. Mas uma coisa é fato: estamos perdendo elementos estabilizadores da antiga arquitetura [mundial]. (…) Este é um novo momento, uma nova realidade — estamos prontos para isso”, afirmou Ryabkov.

Ele acrescentou que a Rússia não cairá em “provocações” para iniciar uma corrida armamentista, mas advertiu que poderá reagir se os EUA ampliarem “de forma significativa” sistemas antimísseis na Groenlândia. A declaração contrasta com fala anterior de Putin, que disse no ano passado que “a corrida armamentista já começou”.

O acordo, assinado por Barack Obama e Dmitry Medvedev, limita o número de ogivas estratégicas instaladas e sistemas de lançamento ativos. É o último tratado de controle de armas ainda vigente entre os dois países e tem expiração prevista para quinta-feira (5), caso não haja entendimento bilateral de última hora.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acordo nuclear arma nuclear Estados Unidos New START Rússia tratado nuclear

Veja também

WhatsApp

Proibição

UE propõe proibir redes sociais para menores de 13 anos

Lei KIDS também prevê contas supervisionadas para adolescentes de 13 e 14 anos e novas exigências...
trump

EUA

Trump critica Suprema Corte após decisão que mantém regras do voto pelo correio

Presidente afirmou que julgamento foi “horrível” e voltou a questionar, sem apresentar provas, ...
União Europeia abre caminho para Canadá se tornar primeiro membro associado do bloco

Proposta

União Europeia abre caminho para Canadá se tornar primeiro membro associado do bloco

Ursula von der Leyen anunciou proposta durante discurso em Estrasburgo, em meio ao agravamento das r...
Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e EUA vão negociar tarifaço durante o G20

Márcio Elias Rosa e Mauro Vieira devem se encontrar com representante comercial americano em Milwau...
trump

produção de armas

Trump diz que EUA produzem armas em ritmo recorde para reforçar presença no Oriente Médio

Presidente americano afirmou que fábricas trabalham ininterruptamente e citou sistemas Patriot, THA...
Ilhas Malvinas

INGLATERRA X ARGENTINA

Rede britânica abre loja nas Malvinas em meio à nova pressão da Argentina

Iceland será a primeira grande marca britânica de varejo a se instalar no arquipélago, onde dispu...
reino unido

Pressão sobre Londres

Escócia, Gales e Irlanda do Norte pressionam por referendos para deixar o Reino Unido

Líderes nacionalistas dos três territórios se reúnem em Cardiff para defender o direito de decid...
el niño

ALERTA CLIMÁTICO

El Niño tem 90% de chance de ser o mais forte desde 1950

Projeção do NOAA aponta alta probabilidade de intensidade extrema no fenômeno durante a primavera...