O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Independência

Separatistas catalães apresentam em Parlamento lei para ativar independência

Esta lei deve ser aprovada depois pelo Parlamento – no entanto, os partidos que a promovem não chegaram a um acordo sobre qual deve ser a data da sua aprovação

Postado em 28 de agosto de 2017 por Gislaine Xavier
Separatistas catalães apresentam em Parlamento lei para ativar independência
Esta lei deve ser aprovada depois pelo Parlamento – no entanto

Os partidos separatistas da Catalunha, maioritários no Parlamento regional, apresentam hoje (28) a lei que pode definir os passos para a independência dessa região da Espanha. O Juntos pelo Sim (JxS), coalizão que governa a Catalunha, e os independentistas radicais da Candidatura de Unidade Popular (CUP), que apoiam o executivo no Parlamento regional, anunciaram a apresentação do projeto da chamada “Lei de Transitoriedade Nacional”.

Essa norma é a principal das leis para regular o marco legal para a região se desvincular da Espanha caso ganhe o “sim” no referendo independentista previsto para 1º de outubro. O governo espanhol e o Tribunal Constitucional se opõem à realização do referendo, segundo a agência EFE.

Esta lei deve ser aprovada depois pelo Parlamento – no entanto, os partidos que a promovem não chegaram a um acordo sobre qual deve ser a data da sua aprovação.

Os integrantes do Partido Democrata Europeu Catalão (PDeCAT), os mais moderados da coalizão JxS, se mostraram partidários de que a lei seja aprovada assim que for realizado o referendo, caso vença o “sim”. Já o partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e a CUP são favoráveis a que a norma seja aprovada em setembro, antes do referendo. 

Fonte: Agência Brasil 

Veja também