O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Brics

Temer diz que espera apoio da China em privatizações

Durante entrevista à TV estatal do país, presidente afirmou que reforma trabalhista “é um sucesso estrondoso”

Postado em 28 de agosto de 2017 por Guilherme Araújo
Temer diz que espera apoio da China em privatizações
Durante entrevista à TV estatal do país

O presidente Michel Temer disse em entrevista à CCTV, canal estatal de TV da China, que espera apoio do governo chinês, bem como de empresas, nas licitações a fim de conceder à iniciativa privada 57 projetos. A medida compreende a venda de empresas públicas, concessão de aeroportos e de linhas de transmissão, bem como parcerias público-privada. 

Temer, que reforçou a importância dos Brics, grupo econômico de cooperação formado por 5 países, entre eles Brasil e China, embarca para o país asiático onde deve participar da reunião anual do bloco. Ele disse ainda que os Brics estão cada vez mais fortes e destacou que a China possui muitas semelhanças no quesito “reformistas”:  “Não vejo nenhum gesto de enfraquecimento [do bloco]. Pelo contrário, o que vejo são gestos de fortalecimento. A China e o Brasil são países reformistas que vêm fazendo reformas acentuadas internamente”.

Durante a entrevista, o presidente falou ainda sobre a reforma trabalhista, que passa a valer no mês de novembro. Temer disse que a medida “está fazendo um sucesso extraordinário”. Segundo ele, tal atribuição seria feita pela possibilidade em flexibilizar as relações de trabalho e “combater o desemprego”. “Temos outras reformas pela frente, com a reforma da Previdência Social, importantíssima para o nosso país. Isso significa um governo reformista, como fez a China. China, Brasil África do Sul, Rússia e Índia estão mais ou menos no mesmo caminho”, emendou.

Futebol

O turismo foi outra pauta discutida por Temer. Em visita pelo país, disse estar esperançoso que maiores intercâmbios sejam feitos entre as duas nações. O clima durante a entrevista também foi de descontração. Questionado quanto à popularidade do futebol no país, Temer associou o esporte à cultura do Brasil e contou detalhes de sua infância: “Cheguei a jogar bola quando garoto. Hoje, não mais. Mas se colocarem uma bola na minha frente, eu chuto”, divertiu-se.

 

Veja também