Brasil e China firmam parceria para produção de biocombustível
Acordo foi firmado durante a IV Reunião da Subcomissão de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban)
Ambos membros do Brics e velhos cooperadores em se tratando de questões relativas a biotecnologia e agricultura,Brasil e China firmaram uma nova parceria nesta terça-feira (5) durante uma reunião no Palácio do Itamaraty. No encontro, foram discutidos temas como a colaboração no desenvolvimento de nanotecnologia e a criação de novos laboratórios e plataformas conjuntas, bem como o monitoramento de ações planejadas e a utilização de uma nova tecnologia advinda da produção de biodiesel.
A assinatura do acordo foi feita pela empresa chinesa Biostar Company, que deve adquirir 80% das ações da usina brasileira Biopar – Produção de Biodiesel Parecis Ltda, no Estado do Mato Grosso. O investimento será de R$ 880 mil e dará a oportunidade deos chineses produzirem biodiesel, que será vendido para o mercado interno.
O Itamaraty se pronunciou a respeito e disse esperar que a aplicação da nova tecnologia seja capaz de trazer contribuições positivas para a concretização do compromisso firmado pelo Brasil sobre as mudanças climáticas na Cop 21, em que o país se comprometeu em aumentar sua porcentagem em participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira em ate 18% em 13 anos.