Cidade de Goiás vai receber oficina ortopédica itinerante
A prestação dos serviços acontece em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos
Acontecem hoje (6) e terminam amanhã os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) na cidade de Goiás. Os atendimentos, iniciados dia 2 de outubro, são realizados no Centro Especializado em Reabilitação (CER), local onde o caminhão está instalado. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde – Programa Viver sem Limites, com a participação da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), com a gerência técnica do (CRER).
A prestação dos serviços acontece em um caminhão adaptado à produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos e permite, ainda, a confecção de adaptações, ajustes, e alguns consertos em dispositivos já utilizados pela população, cujo acesso à oficina ortopédica fixa do CRER é comprometido pela distância e/ou regulação dos serviços. Cadeiras de rodas, muletas, bengalas e andadores não serão dispensados através da unidade itinerante. Para esses itens, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do Município.
A cidade de Goiás é o segundo município que vai receber os atendimentos da oficina ortopédica itinerante. Os serviços iniciaram no mês de agosto na cidade de Ceres, e em apenas 05 dias a oficina ortopédica itinerante realizou 306 atendimentos e dispensou 467 dispositivos ortopédicos. O atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, dez caminhões foram distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.
O caminhão adaptado percorre cidades do Estado de Goiás, sendo prioritárias, inicialmente, as mais populosas e designadas como pólos aos demais municípios, que possuem ou não Centros Especializados em Reabilitação (CER). Para o atendimento, o serviço conta com um carro de apoio e uma equipe especializada formada por quatro técnicos ortopédicos, sendo um sapateiro; três auxiliares de órteses; um fisioterapeuta e três motoristas.
A oficina ortopédica itinerante terrestre está vinculada ao CRER, por já possuir oficina ortopédica fixa habilitada pelo Ministério da Saúde. O Centro de Reabilitação é reconhecido como Centro Especializado em Reabilitação nível 4 pelo Ministério da Saúde (CER IV) e atende os quatro tipos de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
Segundo o gerente da oficina ortopédica do CRER, Alysson Alvin Campos, “a oficina ortopédica itinerante terrestre amplia o acesso e qualifica o atendimento às pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de órteses e próteses com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde. O serviço vai garantir a indicação de dispositivos assistivos, bem adaptados, adequados ao ambiente físico e social dos usuários, ampliando a integração e articulação dos serviços de reabilitação com a Rede de Cuidados À Pessoa com Deficiência no Estado de Goiás”, destaca.