Em um mês, mais de 60 mil motoristas multados
Secretário da SMT diz que até o final do ano, todos os radares vão ser instalados em diferentes vias da Capital

Marcus Vinícius Beck*
Entre o final de agosto e meados de outubro deste ano, condutores passaram a conviver com a fiscalização por fotossensores em Goiânia. Levantamento realizado pelo O Hoje, com base em documentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT), apontaram que desde que a fiscalização eletrônica foi implantada foram registradas 66.347 multas. Diante disso, as infrações mais cometidas pelos condutores foram excesso de velocidade e avanço no sinal vermelho, que tiveram 19.573 e 17.934, respectivamente.
O número de infrações é tido como baixo pelo titular da SMT, Fernando Santana, que argumentou que nove milhões de carros circularam pela Avenida 85 entre 31 de agostos a 19 de outubro, quando os aparelhos foram posicionados na via. Para Santana, o índice de condutores autuados cometendo infração de trânsito foi abaixo do que era esperado pelas autoridades, o que denota que os radares são eficientes no combate às infrações de trânsito. “Apenas 0,35% de multas foram aplicadas, porém nossa real intenção é fazer com que esse número despenque ainda mais”, afirma.
Já a Avenida T-63 também teve fotossensores instalados, e os aparelhos começaram a funcionar na madrugada da última sexta-feira (27). Santana afirmou que os equipamentos pretendem multar condutores que excederem a velocidade permitida na via – que é de 60 km/h -, avançarem no sinal vermelho e transitarem pelo corredor exclusivo para ônibus. O titular da SMT ainda disse que 29 torres foram posicionadas ao longo da via e fiscalização um total de 40 faixas.
Além disso, a quarta ordem de serviço já está em andamento. Segundo o gestor, as infrações mais captadas pelos equipamentos variam de acordo com a via. Questionado sobre a quantidade de radares que foram instalados em Goiânia, Santana garantiu que está sendo cumprido o que prevê o contrato assinado junto à empresa gaúcha Eliseu Kopp, em maio deste ano.
“Estimamos que foi integrado as 643 faixas, o que é previsto em contrato. Deste montante, temos aproximadamente 80% das faixas implantadas”, explica gestor, garantindo que outros bairros do município também serão contemplados. “Estamos liberando nos corredores do Criméia, da região Central, Pedro Ludovico, Perimetral Norte, Setor Oeste e Sul. São pontos distintos que se diferenciam de outros espalhados pela Capital”, complementou.
Marginal Botafogo
Dados da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (SMT) estimam que radares da Marginal Botafogo registraram 802 infrações no primeiro dia de funcionamento. Boa parte das infrações registradas foram excesso de velocidade – um motorista foi flagrado com o pé no fundo do acelerador, trafegando a 147 km/h. O titular da pasta, Fernando Santana, explicou à época que as autuações representam 0,23% das 352.084 leituras feitas pelos equipamentos.
Após meses sem fiscalização eletrônica por radares fixos, os novos equipamentos começaram a funcionar no dia 31 de agosto. Foram posicionados 22 aparelhos na Avenida 85 e quatro na Marginal Botafogo, além de pelo menos três radares móveis. Na ocasião, falava-se na SMT que a expectativa era de que a instalação de todos os radares aconteceria – no máximo – até setembro. (Marcus Vinícius Beck é estagiário do jornal O Hoje, sob orientação do editor de Cidades Rhudy Crysthian)