O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 1 de setembro de 2024
MÚSICA CLÁSSICA

Prefeitura anuncia criação do Coro Juvenil de Goiânia

Seleção dos integrantes está prevista para fevereiro de 2018. Novo grupo será
o quarto a integrar a rede de música de concerto sob a coordenação do município

Postado em 25 de novembro de 2017 por Sheyla Sousa
Prefeitura anuncia criação do Coro Juvenil de Goiânia
Seleção dos integrantes está prevista para fevereiro de 2018. Novo grupo será

A Prefeitura de Goiânia lançará, em 2018, seu mais novo grupo musical: o Coro Juvenil de Goiânia. O anúncio foi feito pelo regente da Orquestra Sinfônica do município, maestro Eliseu Ferreira. O novo coro se somará aos outros três grupos de música sinfônica existentes na Capital, e, segundo o maestro, já são referência nacional na área. 

Com 48 integrantes, o Coro Juvenil de Goiânia será um grupo de formação de cantores profissionais, com idade entre 18 e 35 anos. O início da seleção dos alunos está previsto para o mês de fevereiro do ano que vem, e os detalhes para a inscrição ainda serão divulgados pela Prefeitura. “A ideia é possibilitar essa formação específica de canto em coral”, explicou Eliseu Ferreira. “Com o novo grupo, completaremos o leque de possibilidades nas áreas de atuação da música sinfônica em Goiânia, que já é referência nacional em termos de música de concerto”, completou. 

Sob a coordenação do município, Goiânia conta atualmente com três grupos musicais: a Banda Juvenil de Goiânia, a Camerata Juvenil de Goiânia e a Orquestra Jovem Municipal Maestro Joaquim Jaime. Ao todo, 215 músicos, incluindo a Orquestra Sinfônica, integram a rede de música de concerto em Goiânia. Juntos, esses grupos já realizaram mais de 50 concertos e apresentações em 2017. 

Rede Municipal de Núcleos Musicais

O maestro Eliseu Ferreira também destacou que, no próximo ano, a Prefeitura pretende fortalecer a Rede Municipal de Núcleos Musicais. O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult) e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), visando a oportunizar a crianças, adolescentes e jovens o contato com a música de forma mais efetiva.

“Para isso, atuaremos em escolas municipais, centros comunitários, casas de cultura e igrejas buscando levar ao maior número possível de pessoas o contato com a música”, afirmou o maestro. “Já iniciamos as atividades em quatro escolas da rede municipal, número que pretendemos quadruplicar em 2018”, falou. “A ideia da Rede Municipal de Núcleos Musicais é justamente fazer com que o trabalho seja pensado como uma rede, com práticas pedagógicas e filosofias que agreguem músicos, professores, alunos, pais e comunidade, sempre levando e, consideração as mudanças na sociedade em todos os aspectos”, finalizou.  

Veja também