Governo de Goiás e Seduce lançam brasão dos 200 anos da Festa do Divino
Evento contou com as presenças do governador Marconi Perillo e secretária Raquel Teixeira
Ao lado do governador Marconi Perillo e de diversos representantes da área cultural, a secretária Raquel Teixeira participou na manhã desta terça-feira, 28/11, da cerimônia de lançamento do brasão comemorativo aos 200 anos da festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis.
Durante o evento, realizado no Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica, o governador destacou que o Governo de Goiás já entrou para a história como o que mais efetivamente investiu, promoveu, apoiou e estimulou as manifestações culturais no Estado: “Se formos somar os recursos destinados pela Seduce – por meio do Fundo de Cultura e da Lei Goyazes, o Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), Festival de Teatro de Porangatu (Tenpo), Canto da Primavera e os eventos realizados no Centro Cultural Oscar Niemeyer -, aos investimentos feitos pela Goiás Turismo, que promove o Circuito Gastronômico e o Circuito Cavalhadas e ainda o Aruanã em Canto, entre outros, Goiás é seguramente o segundo estado que mais investe em cultura no Brasil”.
Logo após lembrar que, em 2010, a Festa do Divino Espírito Santo recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marconi Perillo ressaltou que somente um governo com sensibilidade é capaz de priorizar a cultura e reconhecer a sua importância. Segundo ele, em momentos de crise como o atual, o setor cultural é o primeiro a sofrer com a redução de recursos, o que não aconteceu com Goiás. Pelo contrário.
Pilares da Matriz
Para a próxima edição da Festa do Divino, em 2018, quando serão celebrados os 200 anos do evento, o governador prometeu total apoio do Governo de Goiás e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Seduce). “Nessa festa, a fé, as tradições e a religiosidade do povo caminham de mãos dadas. Esse brasão comemorativo que estamos lançando aqui carrega a força da tradição de nossa maior celebração histórica, religiosa e folclórica”.
A pedido do governador Marconi Perillo, Raquel Teixeira ficou responsável por providenciar a reconstrução e reintegração dos altares laterais da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, com a promessa da obra estar pronta já na próxima Festa do Divino.
Sobre o lançamento do brasão, a secretária destacou ser um momento de grande alegria participar de uma comemoração tão emblemática, marcada por 200 anos de história e tradição. “A Festa do Divino Espírito Santo é uma de nossas celebrações mais importantes do ponto de vista cultural, histórico, religioso e folclórico. Esse evento, que recria as festas de santos trazidas pelos portugueses, é hoje a segunda mais importante manifestação religiosa do país, depois da Festa de Sírio Nazaré, no Pará”, lembrou Raquel.